Red Bull pode comemorar hexa no GP de Singapura? Confira matemática do título da F1
Com 42 pontos de média por fim de semana, Red Bull caminha a passos largos para garantir o hexacampeonato do Mundial de Construtores da Fórmula 1. Confira a matemática completa
Completamente avassaladora na temporada 2023 da Fórmula 1, a Red Bull chega ao GP de Singapura, no próximo fim de semana, com seu primeiro match-point da temporada. Vencedora de todas as 14 corridas realizadas pela categoria este ano, a equipe austríaca vê apenas Mercedes, Ferrari e Aston Martin com chances matemáticas e pode fechar a conta já em Marina Bay — e o cenário, dadas as circunstâncias do campeonato, não é totalmente impossível de acontecer.
Para que o entendimento seja simples, usaremos dois cenários distintos: no primeiro, a Mercedes — perseguidora mais próxima da Red Bull — sai zerada do GP de Singapura; no segundo, o time alemão consegue terminar no top-10 com ao menos um de seus pilotos. Vale destacar que, até o fim do ano, a F1 ainda tem 397 pontos em jogo no Mundial de Construtores.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
MERCEDES ZERADA EM SINGAPURA
Caso a Mercedes não consiga 1 ponto sequer em Marina Bay, basta um 1-2 para a Red Bull assegurar o título. Max Verstappen e Sergio Pérez contabilizariam 43 pontos, o que elevaria o total da equipe a 626 — isso, sem contar o tento extra pela volta mais rápida.
Neste cenário, a Mercedes ainda teria pela frente sete etapas para buscar os taurinos [Japão, Catar, EUA, Cidade do México, Brasil, Las Vegas e Abu Dhabi]. No entanto, mesmo que fizesse dobradinhas em todas as corridas principais e sprints até o fim da temporada, além de todos os pontos de voltas mais rápidas, o time alemão só poderia chegar a 626 — exatamente a mesma pontuação da Red Bull.
Como os atuais campeões teriam mais vitórias, o título iria para o time de Christian Horner no critério de desempate. Vale destacar que, para que a igualdade aconteça desta forma ao fim do ano, a Red Bull teria de zerar todas as sete corridas finais do campeonato. Absolutamente impensável.
MERCEDES PONTUANDO EM SINGAPURA
Caso o time de Lewis Hamilton e George Russell consiga terminar a etapa de Marina Bay com ao menos um carro no top-10, só um cenário garante o título para a Red Bull: 1-2 de Verstappen e Pérez, volta mais rápida para um dos dois e apenas um tento conquistado pelas Flechas de Prata.
Desta forma, a Red Bull iria a 627 pontos, enquanto a Mercedes ficaria com 274. Nas sete etapas restantes, o time alemão poderia, no máximo, empatar com os rivais — e, novamente, perderia o título pelo menor número de vitórias.
Assim, se o time de Toto Wolff quiser adiar a festa dos taurinos pelo menos até o Japão, precisa somar no mínimo dois pontos no GP de Singapura deste fim de semana.
Por fim, Ferrari e Aston Martin também possuem possibilidades matemáticas de título em 2023. No entanto, como a Red Bull precisa de um 1-2 para tirar a Mercedes da briga, esse resultado já daria conta de excluir também as duas outras concorrentes.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura do evento AO VIVO e em TEMPO REAL.