Mônaco foge do óbvio e tira Red Bull da zona de conforto com duelo real com Ferrari

O asfalto acidentado e as ruas apertadas de Mônaco revelaram um cenário dos mais interessantes para o fim de semana. A Red Bull enfrentou mais problemas do que o habitual e viu uma performance mais real da Ferrari. Mas não só isso: o coringa Fernando Alonso também parece uma ameaça para aquela que é a mais importante classificação do calendário

Inesperadamente, a sexta-feira (26) do GP de Mônaco da Fórmula 1 reuniu elementos capazes de mudar a história que a temporada 2023 vem contando até aqui. Sim, a Red Bull segue favorita e tem tudo que precisa para deixar Monte Carlo com mais uma vitória, mas a disputa não parece tão lógica como em outros lugares. O caso é que as ruas estreitas, o asfalto acidentado e o clima formam uma combinação intrigante e que tirou os taurinos da zona de conforto, abrindo enorme chance às rivais, sobretudo a Ferrari. Quer dizer, como quase tudo no Principado tem a ver com a classificação, devido aos conhecidos problemas de ultrapassagem, os italianos se veem em posição de tentar o impossível neste fim de semana.

Carlos Sainz liderou a primeira atividade do dia em Mônaco e foi seguido por Fernando Alonso e Lewis Hamilton. À tarde, Max Verstappen assumiu a ponta na parte final. Entretanto, o espanhol da Ferrari comandou a tabela por boa parte do tempo — o trabalho do ferrarista só foi interrompido na batida na saída da Piscina. Até ali, a performance dos ferraristas parecia consistente, enquanto o holandês aprimorava o equilíbrio.

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Além de ser o mais rápido com os pneus macios, o líder do Mundial (1min12s462) também cravou o melhor tempo do dia com o pneu médio (1min13s312), enquanto Sainz foi o melhor com o duro (1min13s808).

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A verdade é que a esquadra austríaca viveu um dia de treinos livres com mais problemas do que está acostumada em 2023. Embora tenha também se concentrado na tarefa de avaliar a eficiência das asas — foi possível notar a parafina em diversos setores do carro ao longo do dia —, o time dos energéticos demorou a entender o acerto e sofreu com as mudanças de temperatura. No primeiro treino livre, Verstappen se queixou da configuração do carro, apontando para dificuldades em curvas. De fato, o carro pareceu mais arredio que o normal.

Porém, as mudanças feitas pelos engenheiros tornaram a dirigibilidade melhor a tarde, mas só Max teve essa impressão. "Acho que no TL1, não fiquei muito feliz com o carro nas curvas e nas zebras. O TL2 já foi muito melhor. O carro estava mais competitivo, mas em comparação com a Ferrari, ainda não estamos confortáveis com o carro, como está lidando com as zebras e ondulações”, disse o bicampeão.

Sergio Pérez, sétimo no TL2, revelou preocupação também com o comportamento dos pneus e afirmou que a Red Bull vai precisar de uma revisão geral antes da classificação. "Não foi um grande dia hoje. Cada detalhe conta, e colocar os pneus na janela e na hora certa será fundamental", completou o mexicano.

A apreensão dos taurinos é compreensível por duas razões. Realmente, a Red Bull encontrou mais dificuldade para achar o ritmo e, desta vez, foi difícil impor uma diferença grande para as rivais. Ambos precisaram de mais voltas para entrar na janela correta dos pneus e a queda de temperatura foi crucial — entre o TL1 pela manhã e a sessão do fim da tarde houve uma variação de 47ºC para 39ºC.

Max Verstappen terminou o TL2 na frente (Foto: Red Bull Content Pool)

É claro que, se conseguir ficar mais tempo na pista sem perder aderência, é uma vantagem grande para a classificação em Mônaco, que sempre é marcada por tráfego e eventuais acidentes.

A outra razão de preocupação é a Ferrari. Os carros vermelhos se colocaram muito velozes no Principado. A performance veio acompanhada de um bom rendimento dos pneus. Charles Leclerc terminou a sessão vespertina a 0s065 de Verstappen, enquanto Sainz ficou a 0s1. “Em geral, acho que o dia foi positivo. Estávamos rápidos nos dois treinos, e o carro parece ok na pista. Ainda há algumas coisas que quero testar para amanhã no setup. É tentar melhorar, mas, no geral, fomos bastante competitivos”, afirmou o dono do carro #55.

O monegasco foi mais cauteloso, porque sabe que nada pode falhar neste sábado. "Acabou sendo um dia difícil porque nosso carro não respondeu como deveria. Aqui é tudo sobre a classificação. Precisamos dar uma boa olhada em nosso acerto e trabalhar nele para garantir bons resultados amanhã. Ainda não fizemos nenhuma corrida, portanto, temos que nos concentrar para a classificar da melhor maneira possível”, declarou Leclerc.

Mas foi de Verstappen a avaliação mais importante: "Sabendo que vamos ao limite, precisamos de um pouco mais para ficar à frente deles [Ferrari]. Acho que ainda podemos melhorar um pouco, espero que seja ainda melhor amanhã."

Assim, justificadamente, o cenário coloca Red Bull e Ferrari como as principais forças da classificação deste sábado. Mas há ressalvas. Se por um lado os taurinos ainda não estão 100% confiantes, os italianos precisam ter cabeça fria. O acidente de Sainz no TL2 foi definido como um "erro de cálculo", mas na decisão das posições um equívoco põe em risco a chance de vitória.

Fernando Alonso (Foto: Aston Martin)

Outra ressalva importante atende por Alonso. O bicampeão da Aston Martin imprimiu ritmo forte ao longo das duas sessões e pouco precisou mudar no carro para obter bons tempos de volta. Fernando ficou a 0s2 da marca de Verstappen, e isso é muito representativo em um circuito como Mônaco. "Hoje, nós completamos voltas o suficiente e conseguimos obter um bom entendimento do nosso carro. Era importante encontrar um ritmo cedo neste fim de semana e evitar qualquer problema."

"Em ambas as sessões, a sensação com o carro foi boa e ele é fácil de pilotar, o que ajuda neste circuito", acrescentou.

O espanhol entende que Mônaco é um dos traçados mais fortes para essa equilibrada Aston Martin, e isso se provou na sexta-feira. Portanto, Mônaco vive um roteiro diferente: genuinamente, a Fórmula 1 se prepara para uma guerra pela pole, com três fortes candidatas e quase em pé de igualdade.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GRANDE PRÊMIO também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. No sábado, o TL3 está marcado para as 7:30 (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 11h.