A Mercedes começou a sexta-feira (5) em Suzuka com uma perspectiva de melhor rendimento e, enfim, começar a temporada 2024 da Fórmula 1. Embora a chuva tenha atrapalhado a existência do TL2, o que se viu no TL1 foi um quarto lugar consistente de George Russell e uma boa quinta posição para Lewis Hamilton.
Para o diretor de engenharia da equipe, Andrew Shovlin, o W15 precisou de muito trabalho para afinar a sintonia e voltar ao eixo ideal.
"Trabalhamos muito na última semana focados em tornar o carro mais consistente. Vimos nas três primeiras corridas que temos sessões em que parecemos fortes, mas no que diz respeito à qualificação e corrida, ficamos aquém das nossas expectativas", disse o britânico.
Tanto Hamilton como Russell endossaram positivamente a melhora da equipe neste primeiro dia de atividades no Japão. O heptacampeão mundial pediu que a Mercedes não mudasse muita coisa para a prova, enquanto George afirmou que o carro está muito agradável de guiar.
"É muito cedo para dizer se fizemos o progresso que esperávamos, mas é encorajador que os pilotos estejam mais satisfeitos com a sensação do carro. Os dados também sugerem que colocamos os pneus em uma janela melhor. E para amanhã, ainda há muito mais oportunidade para andarmos", apontou Shovlin.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.