Mercedes diz que atingiu "metas muito altas" para 2023: "Dados só precisam funcionar"

Toto Wolff admitiu que a grande questão do momento é a Mercedes saber exatamente como aplicar os dados coletados durante toda a temporada 2022 para melhorar a performance do W14

Que a Mercedes vai mexer no conceito do W14 após a performance abaixo da esperada no GP do Bahrein, abertura da temporada 2023 da Fórmula 1, isso já é certo. A questão revelada por Toto Wolff, no entanto, é que a equipe havia estabelecido "metas muito altas" — nas próprias palavras do dirigente — referentes à melhora do desempenho para esse ano e conseguiu alcançá-las, o que torna a situação atual ainda mais desafiadora.

Na corrida realizada no último domingo em Sakhir, a Mercedes cruzou a linha de chegada mais de 50s atrás da Red Bull. Lewis Hamilton foi o quinto colocado, sendo superado pela Ferrari de Carlos Sainz (quarto) e a Aston Martin de Fernando Alonso (terceiro), enquanto George Russell completou apenas em sétimo.

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Toto Wolff disse que a Mercedes só precisa aplicar as informações de maneira correta para desbloquear o desempenho do W14 (Foto: Mercedes/Steve Etherington)

"Nós estabelecemos metas muito altas e alcançamos essas metas", admitiu Wolff ao ser questionado sobre o trabalho realizado pela equipe alemã após a temporada 2022. "Acho que é sobre onde definimos essas metas coletivamente e como talvez seja preciso mudar a perspectiva, o que é um exercício interessante. É algo pelo qual estou ansioso", avaliou.

"Prefiro vencer todas as corridas e continuar conquistando campeonato após campeonato, mas esse é o nosso desafio real agora, e é interessante para mim, mas doloroso como hoje [no Bahrein]", completou Wolff, ressaltando que a Mercedes tem nas mãos as informações necessárias para enfim dar esse salto no campeonato.

"É muito claro onde deveríamos estar, só precisamos fazer os dados funcionarem", reconheceu o austríaco. "E acho que o mais importante é restabelecer uma linha de base e dizer 'Estamos aqui e não há nenhuma surpresas em outra direção'", completou.

A expectativa é que o revolucionário conceito do sidepod nulo deixe de ser usado a partir do GP da Emília-Romanha, que abre a primeira perna europeia da temporada. A Mercedes já sinalizou que terá um pacote de atualizações em Ímola, e Wolff garantiu que o time continua trabalhando em quais mudanças serão feitas para o restante da competição.

"Analisamos outras ideias e ainda não paramos. Não foi somente nas duas semanas em que vimos que não foi possível tirar a diferença, fizemos isso por um tempo para abrir a mente, com ênfase em fazer isso [o conceito] funcionar. Mas estamos analisando diferentes conceitos", concluiu.