Fórmula 1

McLaren admite problemas com pneus, mas diz que "tinha desempenho" para passar do Q1

Após a eliminação de Lando Norris e Oscar Piastri na primeira fase da classificação, Andrea Stella revelou que a McLaren sofreu com elevado desgaste dos pneus, mas apostou na recuperação no GP de Las Vegas

Lando Norris e Oscar Piastri enfrentaram dificuldades para encontrar a temperatura ideal dos pneus durante a classificação do GP de Las Vegas e foram eliminados ainda no Q1, em sessão realizada neste sábado (18), para desespero da McLaren.

Após o desempenho que resultou no 15º lugar de Norris e no 18º de Piastri, ambos beneficiados em uma posição por conta da punição de cinco posições de Lance Stroll, o chefe de equipe, Andrea Stella, afirmou que o MCL60 tinha ritmo para avançar ao Q2, mas que o elevado desgaste dos pneus colocou os laranjas em dificuldade na 'Cidade do Pecado'.

[relacionadas]

Desde o GP de Miami, quinta etapa da Fórmula 1 2023, quando ainda não tinha um carro competitivo no campeonato, a McLaren não era eliminada com os dois carros na primeira fase da classificação. Na ocasião, por coincidência, o resultado na Flórida foi o mesmo que em Nevada, com Norris sendo o 16º e Piastri o 19º.

Novamente diante do cenário de dificuldade nos EUA, Stella afirmou que o final de semana em Las Vegas tem "sido um pouco difícil" para a equipe britânica devido ao elevado desgaste com os compostos.

Oscar Piastri ficou ainda no Q1 de Las Vegas (Foto: AFP)

"Está complicado de colocar o carro na janela de desempenho operacional decente e também de lidar com o comportamento dos pneus, que são difíceis em termos de aquecimento, mas ao mesmo tempo podem esfarelar muito facilmente", revelou o italiano, em entrevista após a classificação.

"Apesar disso, tínhamos desempenho suficiente para avançar do Q1, mas não fomos capazes porque o único jogo de pneus que íamos usar estava se desgastando muito rápido e não era suficiente para superar os carros que usaram dois conjuntos", prosseguiu.

Com um carro mais competitivo em comparação ao GP de Miami, Stella afirmou que Norris e Piastri precisam esquecer o que aconteceu na classificação e tentar minimizar os danos em Las Vegas para acumular pontos importantes na disputa com a Aston Martin pelo quarto lugar no Mundial de Construtores.

"Vamos aceitar isso e nos concentrar novamente na preparação para a corrida. Pode ser um evento movimentado, o comportamento dos pneus será um fator importante, e faremos o nosso melhor para nos recuperar e marcar alguns pontos", concluiu o chefe da McLaren.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Las Vegas de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 3h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa estreante.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023: LECLERC POLE, VERSTAPPEN 2º, HAMILTON FALHA: grid de largada do GP de Las Vegas | Briefing