Max Verstappen sobrou mais uma vez na Fórmula 1 neste sábado (9) e venceu o GP da Arábia Saudita com sobras, em uma corrida sem ameaças ao reinado do neerlandês na categoria. O piloto, que chegou a 100 pódios na carreira, celebrou o fim de semana que terminou com mais um 1-2 da Red Bull e comentou sobre o longo stint que precisou fazer de pneus duros depois do safety-car causado pela batida de Lance Stroll, que abandonou a prova.
"Foi um fim de semana fantástico para a equipe, me senti muito bem com o carro", elogiou Verstappen. "O segundo stint foi um pouco mais longo do que queríamos com o safety-car, e ainda tive os retardatários à frente nas últimas voltas com os pneus um pouco mais frios", destacou.
"Ficou um pouco escorregadio, mas tínhamos um bom ritmo e conseguimos manter a vantagem. Estou muito satisfeito", afirmou.
Verstappen destacou que a temperatura dos pneus é vital para manter o ritmo alto no GP da Arábia Saudita, que reúne uma coleção de curvas em alta velocidade e trocas de direção. No fim, o tricampeão mundial cruzou a linha de chegada com 13s6 de vantagem para Sergio Pérez, que foi punido em 5s por ter sido liberado de forma insegura nos boxes.
"Não queríamos fazer um stint tão longo, mas tivemos de fazer. E com tantas curvas de alta velocidade, fica um pouco mais complicado se os pneus saírem da janela ideal [de temperatura]", explicou.
Por fim, Verstappen destacou a exigência física da corrida árabe, disputada sob calor e com muitas curvas exigentes, próximas dos muros. Para ele, é uma das mais desafiadoras da temporada.
"Está muito cedo ainda na temporada, mas é uma corrida com muita força gravitacional devido às curvas de alta velocidade. Definitivamente, é uma das mais exigentes fisicamente", finalizou.
A Fórmula 1 volta entre os dias 22 e 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.
