Verstappen minimiza nova diretiva técnica da FIA: “Não vai nos prejudicar”

Nova regra para as asas traseiras e dianteiras entra em vigor a partir do GP de Singapura. Max Verstappen, no entanto, acredita que a medida não altera em nada o carro da Red Bull

Max Verstappen não se importou muito com a nova diretiva da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a respeito da flexibilidade das asas dianteiras e traseiras. Depois de Toto Wolff, chefe da Mercedes, dizer que “seria bom” caso a Red Bull ficasse mais lenta com a nova norma, o bicampeão minimizou a regra e afirmou que ela não vai afetar o projeto do RB19.

No fim de semana do GP de Singapura entra em vigor uma nova medida da FIA para impedir que as equipes trabalhem com a flexibilidade das asas. Às vésperas da etapa de Marina Bay, a entidade máxima do esporte solicitou às equipes os projetos das asas dianteiras e traseiras para verificar se todos os modelos estão de acordo com o regulamento e barrou recursos que possam movimentar ou rotacionar em relação à estrutura de fixação.

[relacionadas]

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Red Bull segue invicta na F1 em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Para Verstappen, no entanto, essa diretiva não tem muita importância, uma vez que as asas do RB19 não são tão flexíveis. No entanto, reiterou que a corrida em Singapura pode ser um pouco mais difícil para a Red Bull por causa das características do circuito.

“Não creio que isso aconteça [ficar mais lento]. Nunca tivemos nenhuma asa dianteira flexível ou algo assim, então não acho que isso vai nos prejudicar”, minimizou o neerlandês. 

“Acho que [em Marina Bay] não somos tão competitivos como em outras pistas. Os circuitos de rua são um pouco mais difíceis para o nosso carro. Ainda acho que podemos fazer um bom trabalho, mas será muito disputado”, reconheceu Verstappen. 

O titular da Red Bull, que venceu 12 das 14 corridas do ano e viu o companheiro de equipe Sergio Pérez triunfar nas outras duas ocasiões, aproveitou a oportunidade para exaltar o trabalho quase perfeito do time ao longo da temporada de 2023 da F1.

“Sempre tivemos um desempenho de alto nível como equipe, mas acho que não tínhamos um carro tão bom até este ano. É claro que no ano passado o carro já estava muito bom. Nos anos anteriores estávamos perto, mas vencendo aqui e ali e não brigando pelos construtores”, disse Max.

“Mas acho que tudo realmente deu certo, entendemos muito bem esse novo regulamento e quando você tem boas pessoas em todos os cargos, você pode conseguir algo como o que está testemunhando agora”, finalizou Verstappen.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE.