Verstappen dá cartão de visitas da Red Bull e lidera TL2 do GP de Mônaco. Sainz bate

Mesmo sem sobrar como em outras pistas, Max Verstappen conseguiu terminar o segundo treino livre em Mônaco com a melhor volta do dia

🔴F1 2023 AO VIVO: TUDO SOBRE OS TREINOS LIVRES DO GP DE MÔNACO | Briefing

O segundo treino livre do GP de Mônaco de 2023 da Fórmula 1, realizado no começo da tarde desta sexta-feira (26), terminou com o resultado mais comum da temporada: Max Verstappen na liderança. Mesmo assim, reforçou a impressão geral de que existe uma briga possível na pista de Monte Carlo, com as conhecidas excentricidadas. Verstappen ficou na frente por meros 0s065 e, definitivamente, não tem um carro dominante. Ao menos por enquanto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Relacionadas

O que deu para notar é que existe mesmo uma proximidade em ritmo de classificação, sobretudo com Ferrari e Aston Martin, enquanto a Mercedes tenta ajustar o 'novo' W14 nos primeiros dias de nascido. Charles Leclerc e Carlos Sainz foram segundo e terceiro, com Fernando Alonso em quarto.

O dia de Sainz terminou com pouco mais de 15 minutos no relógio, quando perdeu o controle do carro da Ferrari no setor da Piscina e abalroou o guard-rail com todo o lado direito, causando bandeira vermelha por alguns minutos.

Lando Norris demorou a entrar na pista, porque a McLaren mexia no carro, mas voltou a se colocar entre os ponteiros: foi quinto. Lewis Hamilton ficou em sexto, 0s498 mais lento que Verstappen. Sergio Pérez foi sétimo, seguido por Valtteri Bottas, Pierre Gasly e Esteban Ocon.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GRANDE PRÊMIO também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. No sábado, o TL3 está marcado para as 7:30 (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 11h.

Max Verstappen é favorito em Monte Carlo também? (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL2:

Com a tarde em Monte Carlo se aproximando do fim de mais nuvens no céu, a temperatura do asfalto diminuía levemente na pista apesar do clima ambiente ter até aumentando um pouco — 45°C e 27°C, respectivamente. Às 17h locais (12h de Brasília, GMT-3), a Fórmula 1 tomava as estreitas curvas para o segundo treino livre do fim de semana.

Apesar dos pneus macios não terem sido usados no primeiro treino, a escolha do começo do TL2 era de uso dos médios. E as voltas que abriam deixavam claro que pilotos equipes começavam preocupados com o ritmo de corrida. A Ferrari, por exemplo, foi para a pista com os duros, porque usou menos os compostos de faixa brancos que as rivais na sessão matinal.

Enquanto Fernando Alonso liderava nos primeiros dez minutos, graças a uma volta em 1min14s611, a McLaren trabalhava ativamente no carro de Lando Norris. O inglês ainda não havia saído à pista, assim como Alexander Albon, da Williams. Mas a questão do tailandês era mais fácil de entender: deu uma pancada violenta que destruiu a traseira do bólido e adiantou o fim do TL1.

Max Verstappen, que ainda não se mostrava muito animado com o carro, andou em 1min13s985 para, pela primeira vez no fim de semana, aparecer na dianteira. Lewis Hamilton superou por um mísero milésimo (0s001). Os dois começaram o dia, inclusive, reavivando a rivalidade de 2021 quando se desentenderam ao longo do primeiro treino.

Rapidamente, Verstappen retomaria a frente e dobraria a aposta numa outra volta ainda melhor logo na sequência, em 1min13s567. Os olhos, contudo, estavam na Piscina, onde Carlos Sainz vinha em menor velocidade e por muito pouco não foi acertado pelo companheiro Charles Leclerc. Imagina o clima se as duas Ferrari se acertam num treino livre em Mônaco…

Sergio Pérez como parte da paisagem paradisíaca de Monte Carlo (Foto: Red Bull Content Pool)

Após quase 15 minutos, finalmente Norris conseguiu tomar o traçado e começar o trabalho. Enquanto isso, Sainz reclamava de Sergio Pérez, que, para o ferrarista, agiu mal ao passá-lo por fora na chicane. Carlos, diga-se, era segundo e andava bem perto do ritmo de Verstappen mesmo estando em simulação de corrida com pneus duros.

Max renovou a volta da liderança, mas durou pouco. O motivo: os pneus macios começaram a aparecer. Com eles, Fernando Alonso saltou para 1min12s786 e tomou de assalto a ponteira. Lance Stroll e Valtteri Bottas, bem como George Russell, foram outros dos primeiros a apostar nos C5 — macios deste fim de semana e de toda a gama de pneus da Pirelli.

Aliás, um pequeno desentendimento entre Alonso e Russell: o bicampeão não gostou nada de ver o inglês passando por ele na saída do túnel, enquanto terminava volta rápida.

Com cerca de 33 minutos ainda pela frente, os pneus vermelhos estavam por toda parte. Finalmente, a simulação de classificação se tornava mais realista. Na marca de metade do treino, Sainz era quem ponteava, após anotar 1min12s569, enquanto Alonso era segundo. Esteban Ocon, Russell, Hamilton, Verstappen, Bottas, Yuki Tsunoda e Pérez fechavam o top-10.

Um dos últimos a andar com pneus macios foi Verstapen, que melhorou o tempo que tinha. Só que nada suficiente para bater Sainz. Ou Alonso. Era somente o terceiro. Os 19 participantes do treino pintavam com voltas de pneus macios após 35 minutos de TL2. Norris se colocava entre os primeiros e era o quinto, enquanto a Red Bull não sobrava: terceira com Verstappen e sexta com Pérez. Hamilton era o melhor das Mercedes, mas estava 0s5 atrás da ponta. Colado em Pérez, porém.

Finalmente, Albon entrou no carro e apontou com a possibilidade de entrar na pista. Conforme o grid voltava a trabalhar em ritmo de corrida, Verstappen, aí, sim, esquentou o motor Honda da Red Bull e colocou 1min12s462 para liderar.

Alonso estava realmente irritado. Depois de reclamar de Russell, o próximo a sofrer com sua ira foi Leclerc, por não sair da frente quando ele, com a Aston Martin, vinha em velocidade. "Não estou acreditando nesses caras", reclamou. Mas, levando em conta que é Mônaco, para onde é que iria?

Em lance muito parecido ao que aconteceu com Nico Hülkenberg pela manhã, Yuki Tsunoda triscou o muro na tomada da chicane e sofreu com um furo de pneu. O diferente foi que não rodou, controlou o bólido e voltou aos boxes.

E, aí, um problema: Sainz perdeu o controle do carro na Piscina e foi parar com a lateral direita da Ferrari estampada no muro. Fim de treino para ele e prejuízo para todo mundo, porque apareceu bandeira vermelha. Após cerca de seis minutos, a atividade foi retomada com dez pela frente.

Bem no treino, Norris fazia volta rápida quando avisou no rádio que havia algo de errado. Assim, recolheu e encerrou o dia. A direção de prova ainda aproveitou os instantes finais para testar o sistema de safety-car virtual, mas não havia nada mais a acontecer. Verstappen liderou o treino seguido por duas Ferrari e uma Aston Martin. O novo W14 ainda não apareceu por ali.

Fórmula 1 2023, GP de Mônaco, Monte Carlo, TL2:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:12.462 
2C LECLERCFerrari1:12.527+0.065
3C SAINZ JRFerrari1:12.569+0.107
4F ALONSOAston Martin Mercedes1:12.682+0.220
5L NORRISMcLaren Mercedes1:12.906+0.444
6L HAMILTONMercedes1:12.960+0.498
7S PÉREZRed Bull Honda1:12.991+0.529
8V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:13.050+0.588
9P GASLYAlpine1:13.089+0.627
10E OCONAlpine1:13.162+0.700
11L STROLLAston Martin Mercedes1:13.185+0.723
12G RUSSELLMercedes1:13.191+0.729
13G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:13.354+0.892
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:13.457+0.995
15N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:13.520+1.059
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:13.641+1.179
17N DE VRIESAlphaTauri Honda1:13.663+1.201
18O PIASTRIMcLaren Mercedes1:13.673+1.211
19A ALBONWilliams Mercedes1:14.217+1.755
20L SARGEANTWilliams Mercedes1:14.238+1.776