A temporada 2025 da Fórmula 1 será recheada de novidades para Liam Lawson. Além da promoção para a Red Bull, pela primeira vez o neozelandês foi escalado como titular em tempo integral na categoria. Por isso, vai enfrentar novos desafios em pistas que nunca pilotou e espera algumas dificuldades. O #30 acredita que vai ter de lidar com o ano mais difícil da carreira.
Lawson tem uma carreira curta na F1. Depois de fazer a última campanha na Fórmula 2 em 2022, não conseguiu uma vaga como titular na principal categoria do esporte a motor e teve de se contentar com o posto de reserva na então AlphaTauri. Em 2023, no entanto, Daniel Ricciardo sofreu uma lesão durante o TL2 do GP dos Países Baixos e Liam assumiu o carro por cinco corridas.
Apesar dos bons resultados, Lawson não conseguiu um lugar no grid para 2024 e seguiu como reserva. Porém, Ricciardo não entregou bons resultados na RB e foi demitido após o GP de Singapura. Assim, o neozelandês ganhou uma nova oportunidade e teve seis corridas para mostrar que era merecedor de uma vaga como titular.
A demissão de Sergio Pérez no final do ano passado, aliada às boas atuações principalmente nos Estados Unidos e no Brasil, garantiram a Lawson não só um lugar na F1, como também um contrato junto da Red Bull ao lado de Max Verstappen. Por isso, 2025 vai ser a primeira temporada completa de Liam na categoria.
Naturalmente, Lawson espera algumas dificuldades nessas primeiras corridas, principalmente por não conhecer a maioria das pistas. Por isso, acredita que o ano pode ser repleto de desafios.
“Começando neste ano, principalmente no início da temporada, vou correr em muitas pistas que nunca estive antes. Acho que o começo pode ser difícil para mim por isso. É uma equipe nova e acho que as expectativas são grandes, então é muito interessante, mas também acredito que vai ser o ano mais difícil da minha carreira. Estou muito animado para a primeira corrida em Melbourne”, apontou Lawson.
“Tem muitas pistas legais que ainda não corri. A China parece divertida, também sempre quis guiar no Canadá. É muita coisa nova e, apesar de existir uma chance de as coisas serem difíceis no começo, estou animado para o que pode acontecer”, finalizou o titular da Red Bull.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2