Hamilton pede adaptação de regulamento para diminuir "diferenças entre equipes"

Lewis Hamilton defendeu novo regulamento da Fórmula 1, mas pediu adaptações para atenuar as "diferenças entre as equipes", senão o inglês acredita o atual cenário da categoria continuará por anos

O domínio da Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 1 acalorou as discussões, nas últimas semanas, sobre o regulamento adotado pela categoria no ano passado. As novas especificações para o pacote aerodinâmico, embora tenham sido feitas com a intenção de aproximar as equipes e de trazer mais equilíbrio às corridas, até o momento não surtiram efeito e os taurinos conseguiram vitórias tranquilas nas primeiras etapas deste ano.

Não só o domínio da escuderia austríaca tem sido um argumento relevante nesta discussão, mas também a quantidade reduzida de ultrapassagens: a média por corrida, nas cinco primeiras etapas deste ano, foi de 32, ao passo que em 2022 foi de 37, neste mesmo recorte. Apesar dos números jogarem contra o novo regulamento, o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, acredita que a intenção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e da Fórmula 1 tem de ser destacada.

Relacionadas

"Acho que é uma forma muito negativa de olhar para isso [o novo regulamento]. É bom que estejamos tentando coisas novas, é importante continuarmos avançando e evoluindo — a tecnologia evoluiu. É apenas lamentável que ainda vejamos as mesmas diferenças entre as equipes", disse o piloto inglês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton lamentou que diferenças entre as equipes do grid ainda sejam as mesmas (Foto: Mercedes)

"Não sei qual é a solução para o futuro, mas acho que teremos de continuar a adaptar o regulamento no futuro. Caso contrário, poderemos ter a mesma situação que temos agora por anos, ou até 2026, se não fizermos um trabalho melhor, o que estamos trabalhando para fazer. Gosto dos carros… Sem os quiques, e eles estão um pouco pesados. Não diria que tornar os carros mais pesados é uma boa ideia", completou.

As ultrapassagens têm sido um tema nesta temporada da categoria. Max Verstappen e Sergio Pérez, que brigam pelo título Mundial de Pilotos, comentaram sobre o aumento de peso e downforce nos carros e como isso tem afetado o número de ultrapassagens. Já Fernando Alonso minimizou e disse que a falta de maiores emoções é a "natureza da categoria".

A FIA e a Fórmula 1 ainda não comentaram sobre o assunto, mas seguem implementando a redução das zonas de DRS a cada etapa, visto que no ano passado a avaliação foi de que "as ultrapassagens estavam muito fáceis".

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana dos dias 19 a 21 de maio, em Ímola, com o GP da Emília-Romanha.