Hamilton admite dificuldade, mas mantém fé em vencer na F1 2023: “Nunca diga nunca”
Lewis Hamilton não conquista uma vitória na Fórmula 1 desde o GP da Arábia Saudita de 2021, naquele que já é seu maior jejum na história da categoria. Mas o britânico mantém as esperanças de que a escrita pode ser encerrada em breve
Lewis Hamilton fez um balanço da primeira parte da temporada 2023 da Fórmula 1, que se encontra nas férias de verão, e admitiu que ainda sonha com uma vitória para a Mercedes este ano. Por outro lado, o britânico reconheceu que, em um ano completamente dominado pela Red Bull, o sonho será difícil de ser alcançado. Ainda assim, o quarto colocado do campeonato não perde as esperanças e prefere acreditar que tudo é possível.
"No momento, não tenho certeza de que podemos competir [com a Red Bull] em ritmo de corrida", admitiu Hamilton. "Acho que em alguns momentos [na Hungria], Max [Verstappen] estava cerca de 0s8 mais rápido do que todos os outros em uma única volta. Mas nunca diga nunca", afirmou o heptacampeão mundial.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Hamilton — que classificou seu ano como "decente" — reconheceu que a Mercedes entrou em 2023 bem abaixo das expectativas. No entanto, elogiou o trabalho feito na fábrica de Brackley e os avanços que o possibilitaram até conquistar a pole do GP da Hungria, sua primeira desde o GP da Arábia Saudita, em 2021 — que marcou também sua última vitória.
"Não começamos onde queríamos estar no início do ano, mas fizemos muitos progressos", avaliou o britânico. "Temos tido um grande progresso ao longo da temporada, e espero que tenhamos ainda mais na segunda fase", destacou.
Com Verstappen completamente disparado no campeonato e contando os dias para o tricampeonato, o foco de Hamilton está voltado para o Mundial de Construtores. Mais especificamente em garantir o segundo lugar para a Mercedes, que ocupa justamente esta posição no momento e vê a Aston Martin 51 pontos atrás [247 a 196]. Segundo ele, seria uma boa forma de iniciar 2024.
"Meu foco total está em conseguir o segundo lugar [no Mundial de Construtores] para a equipe", disse. "Acho que isso significa muito para todos que estão na fábrica. E, enquanto não podemos alcançar a Red Bull, acho que isso nos coloca em uma boa posição para o ano que vem", ressaltou.

Por fim, Hamilton ressaltou que a disputa pelo segundo lugar entre as equipes, por si só, já é uma conquista para a Mercedes em 2023. O inglês admitiu que não esperava brigar pelo posto no início do ano, ainda com o conceito zeropod dos alemães, mas elogiou os avanços que permitiram à escuderia subir de nível com o campeonato em andamento.
"Com todo o incrível trabalho que acontece ao longo do inverno, nós meio que começamos um pouco atrás. Então, tem sido uma ladeira íngreme de se escalar", reconheceu. "Mas estou muito orgulhoso da equipe", comentou.
"Estamos lutando pelo segundo lugar nos Construtores, o que definitivamente é algo que não esperávamos depois do que sentimos no primeiro teste", avaliou. "E isso só acontece graças ao grande trabalho de equipe que acontece nos bastidores", finalizou Hamilton.
A Fórmula 1 retorna de 25 a 27 de agosto em Zandvoort, na Holanda, para a disputa da 13ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Aos sábados e domingos, há ainda a transmissão em segunda tela, no canal 1 do GP no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte.