Fórmula 1

Hamilton e Leclerc falham em inspeção da FIA e correm risco de desclassificação nos EUA

Os carros de Lewis Hamilton e Charles Leclerc apresentaram problemas no tamanho da prancha do assoalho e não foram aprovados na inspeção técnica da FIA feita após o GP dos EUA. Assim, os dois correm sérios riscos de desclassificação

Lewis Hamilton está com o pódio em xeque no GP dos EUA. Neste domingo (22), o inglês e Charles Leclerc foram reprovados na inspeção técnica que a FIA fez nos carros #44 e #16, com o mesmo problema: o tamanho da prancha do assoalho não estava de acordo com o regulamento.

Infrações técnicas costumam resultar em desclassificações na F1, mas o delegado-técnico da FIA, Jo Bauer, avisou os comissários e, assim, Ferrari e Mercedes ainda vão ter um encontro na salinha da entidade em Austin para tentarem a defesa.

[relacionadas]

As pranchas devem ter 10mm de espessura e o desgaste máximo delas na corrida não pode superar 1mm. Isso acontece pelo processo de fricção da madeira com o asfalto durante as provas e tem sido acentuado nas etapas com sprint em 2023. Ainda mais em um circuito ondulado como o do Texas.

Carlos Sainz foi o quarto colocado e seria o beneficiado com o pódio caso a decisão seja contra Hamilton e Leclerc. Na zona de pontos, Alexander Albon e Logan Sargeant seriam promovidos, com o americano saindo do zero na F1.

Lewis Hamilton ficou na segunda colocação do GP dos EUA (Foto: AFP)

Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP da Cidade do México, no autódromo Hermanos Rodríguez, para a 19ª etapa da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2023 nos Estados Unidos: tudo sobre a CORRIDA | Briefing