Norris valoriza evolução da McLaren na F1 2023, mas pede "carro mais fácil de guiar"
Mesmo colecionando bons resultados na segunda metade da temporada, Lando Norris segue sofrendo com o comportamento do carro da McLaren. Por isso, espera que as atualizações tornem o equipamento menos arisco
Embora a McLaren tenha saído do fundo do pelotão para se tornar a segunda força da Fórmula 1, Lando Norris ainda pede por melhorias no MCL60. De acordo com o britânico, tanto ele quanto o companheiro Oscar Piastri têm problemas para lidar com o equipamento, uma vez que o ritmo competitivo só aparece quando o carro é levado ao limite. No entanto, isso acaba deixando os pilotos mais suscetíveis ao erro. Por isso, o #4 deseja um bólido menos arisco, mas reconhece que essa mudança não é simples de se fazer.
Desde que um grande pacote de atualizações chegou para a McLaren no GP da Áustria, Norris tem se colocado constantemente como um postulante ao pódio em praticamente todas as corridas. Contudo, embora esteja performando em alto nível, falou algumas vezes que o MCL60 não casa com seu estilo de pilotagem. Por isso, voltou a pedir um carro mais previsível.
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“Acho que, no momento, nosso próximo objetivo com o desenvolvimento ainda é torná-lo um pouco mais rápido, mas também um pouco mais fácil de guiar em diferentes condições, porque tanto os comentários de Oscar quanto os meus ainda são, tipo, ‘tenho de pilotar um carro assim, estar no limite’. Se você não chega ao limite, é lento”, disse Norris.
“Então, sinto que estamos fazendo um bom trabalho para encontrar esse nível, mas é muito difícil quando as condições mudam ou saímos desse limite, temos mais dificuldades. Encontrar essa consistência é nosso próximo objetivo, e acho que tudo isso está interligado.”, seguiu o titular da McLaren.
Norris reconheceu que é importante trabalhar em “pequenos detalhes” para se ter um equipamento que seja guiável e rápido ao mesmo tempo. Porém, reforçou que se tiver de escolher entre uma das opções, sempre vai optar pelo maquinário que lhe der mais chances de brigar por bons resultados.
“Temos de focar nos pequenos detalhes em termos de deixar o piloto um pouco mais satisfeito, e não apenas tornar o carro mais rápido. Mas como disse outro dia, prefiro um carro rápido e complicado de guiar do que o contrário. Mas acho que esse desejo de tornar o carro um pouco mais guiável, um pouco mais arredondado, acho que é quase a tarefa mais difícil de alcançar, porque é muito difícil fazer isso sem concessões”, finalizou Norris.