Fórmula 1

Haas diz que Hülkenberg "deu nova referência" para evitar conflitos internos entre pilotos

Ayao Komatsu afirmou que tudo que aprendeu com Nico Hülkenberg durante o período em que trabalharam juntos na Haas o ajudou a lidar melhor com o relacionamento entre Esteban Ocon e Oliver Bearman

Chefe da Haas, Ayao Komatsu explicou como a relação com Nico Hülkenberg ao longo das duas temporadas anteriores o ajudou a criar um ambiente de maior harmonia entre os pilotos em 2025. Ao citar princípios como confiança, transparência, respeito, honestidade e outros, o dirigente deixou claro que o alemão lhe serviu como "uma nova referência" para trabalhar em todos esses aspectos.

Após o time norte-americano escolher Esteban Ocon e Oliver Bearman para atuarem lado a lado na Fórmula 1, levantou-se a dúvida sobre como seria o ambiente interno da dupla, já que o francês possui um histórico de conflito com outros companheiros de equipe. E embora ambos tenham se encontrado durante o caótico GP da Inglaterra, quando o novato tentou uma ultrapassagem por dentro na curva 6 depois de uma relargada, o clima nunca chegou a esquentar de fato.

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"Sinceramente, os dois têm sido ótimos companheiros de equipe. Silverstone foi uma circunstância muito específica, onde só havia uma linha seca [na pista molhada], então isso causou o problema. Mas nada foi intencional. Tivemos uma conversa muito boa e ficou tudo certo", disse Komatsu em entrevista ao portal neerlandês RacingNews365, antes de falar sobre os antigos temores de quebra na relação.

"Quando vocês começaram a perguntar sobre isso no fim do ano passado, eu disse que estava confiante — mas não disse isso só por dizer. Realmente acreditava que, se construíssemos uma base com confiança e respeito entre os pilotos e a equipe, se essa base existisse, porque não vamos acertar tudo de primeira, o tempo todo. Algumas ordens de equipe que dermos podem ser um erro, mas desde que tenhamos essa base de confiança, transparência e respeito, nada vai se tornar um problema maior", continuou.

Chefe da Haas destacou parceria entre Esteban Ocon e Oliver Bearman (Foto: Haas)

"Se cometermos erros, vamos conversar sobre eles depois da corrida de forma totalmente aberta, como fizemos em Silverstone. Sentamos, conversamos. Todos falaram suas observações e opiniões. Dissemos: 'é isso que vamos fazer daqui para frente'. Sem problema nenhum. Então, para mim, esse é o ponto-chave: a base, a confiança, a transparência, o respeito", destacou.

Na sequência, revelou que aprendeu muito sobre esse assunto com Hülkenberg, que competiu com as cores da Haas entre 2023 e 2024 antes de se mudar para a Sauber. No ano passado, o experiente piloto foi responsável por nada menos que 70% dos 58 pontos conquistados pela escuderia, o que, de acordo com o japonês, está relacionado ao forte relacionamento que existia entre as duas partes.

"Você pode perguntar a Nico por que ele teve um desempenho tão bom no ano passado? Tivemos uma relação realmente muito, muito boa. Estou nisso há 22 anos, ou algo assim. E no ano passado, o relacionamento que construí com Nico me deu uma nova referência", lembrou.

"É isso que precisamos alcançar com qualquer piloto, porque aí sim temos um ambiente propício ao desempenho. Todos são seres humanos. Se o piloto não confia na equipe, e a equipe não confia no piloto, se ele sente que uma decisão foi imposta a ele, claro que isso não vai funcionar da melhor forma. E nem é uma questão apenas de corrida. É algo mais fundamental, humano mesmo", sublinhou.

Nico Hülkenberg competiu na Haas em 2023 e 2024 (Foto: AFP)

"Respeito, transparência, honestidade, inclusão. Tudo isso é o que estamos tentando construir dentro da equipe. Esteban passou por muitos anos na F1, com momentos bons e ruins. Agora, sinto que temos essa base construída. Claro que é algo que precisa ser fortalecido o tempo todo. Não é como: 'chegamos lá. Pronto, esquece agora'. Não. Cada situação é diferente. Cada cenário é diferente. E estamos fazendo isso. Essa confiança fundamental está lá", encerrou Komatsu.

Fórmula 1 volta às pistas apenas após o recesso de verão, entre os dias 29 e 31 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

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