A direção de prova da Fórmula 1 decidiu não punir esportivamente Lewis Hamilton e George Russell pelo incidente entre os dois na volta de abertura do GP do Catar, disputado no último domingo (8), mas o heptacampeão mundial não conseguiu escapar de uma multa. Por atravessar a pista e voltar andando ao pit-lane enquanto os carros passavam, o inglês levou sua primeira reprimenda da temporada e foi punido em €50,000 (cerca de R$ 272 mil).
"Depois de abandonar a corrida na volta 1, o piloto do carro #44 abandonou seu carro na brita e voltou a pé aos boxes", diz o comunicado. "Assim, ele cruzou a pista naquele momento e alcançou o outro lado apenas segundos antes do carro #63 passar em alta velocidade, depois de deixar o pit-lane", escreveu a FIA.
Hamilton, entretanto, reconheceu o erro junto aos comissários e se desculpou. As imagens do retorno do piloto ao pit-lane mostram que o carro de Russell passou logo em seguida, e a direção de prova decidiu multar o inglês devido ao perigo.
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"Ele, então, continuou andando ao longo da pista até, finalmente, deixar o traçado. Durante a audiência, o piloto se desculpou e percebeu que a situação poderia ter sido muito perigosa para ele e outros pilotos", afirmou.
"Os comissários reforçaram o fato de que cruzar uma pista enquanto a corrida acontece pode causar situações extremamente perigosas, e os pilotos precisam tomar muito cuidado sobre isso", declarou a direção de prova.
Em relação ao acidente entre os dois pilotos da Mercedes, a FIA decidiu não intervir. Segundo a entidade, ainda que Hamilton tenha sido o responsável pela batida, o lance foi considerado um típico incidente de primeira volta e não rendeu maiores punições.
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"Ainda que haja o argumento de que o carro #44 foi o culpado principal, os comissários, considerando que o incidente aconteceu na primeira volta e envolveu diversos carros, determinaram que o acidente foi considerado uma típica batida de primeira volta. Nenhum piloto foi considerado totalmente culpado. Assim, nenhuma ação adicional foi tomada", conclui a direção.
Por outro lado, Fernando Alonso — que perdeu o controle do carro em determinado momento da corrida, foi na brita e voltou perigosamente à frente de Charles Leclerc — teve sua situação notada pelos comissários e levou uma reprimenda pelo lance.
"O carro #14 saiu da pista na curva 2, continuou na área de escape e voltou em alta velocidade, logo à frente do carro #16. Ainda que o carro #16 não tenha precisado tomar medidas evasivas, os comissários determinaram que, dada a velocidade e o ângulo que o carro #14 tinha ao voltar à pista, o retorno foi feito de maneira insegura", finalizou.
A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Austin, com o GP dos Estados Unidos, o primeiro da última perna tripla da temporada. E o GRANDE PRÊMIO acompanha tudo.