Ferrari indica acordo unânime das equipes para mudar formato de corrida sprint em Baku
Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, afirmou que as equipes concordaram em testar novo formato do fim de semana de sprint no GP do Azerbaijão
A Fórmula 1 ainda não anunciou oficialmente, mas tudo indica que logo irá confirmar o teste de um novo formato de fim de semana de corrida sprint para o GP do Azerbaijão, próxima etapa do Campeonato Mundial de 2023. O chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur indicou que as equipes deram aval com unanimidade para que a mudança fosse efetuada nessa que será a primeira participação da sprint desde a virada do ano.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
De acordo com Vasseur, não houve resistência para o teste fosse efetuado — algo que é raro no entendimento geral dos times. Até mesmo para que a Fórmula 1 pudesse aumentar o número de corridas sprint de três para seis, houve drama: o plano original era mudar em 2022, mas a falta de acordo entre os times empurrou a troca somente para este ano.
"Em Baku, teremos duas classificações e duas corridas, e temos de fazer melhor trabalho enquanto equipe", disse. "Acho que, para variar, todas as equipes estavam alinhadas [no assunto]. Não é sempre que isso acontece, então temos de aproveitar", seguiu.

A grande diferença em Baku será a troca do segundo treino livre, que acontecia entre a classificação de sexta-feira e a corrida sprint de sábado por uma segunda classificação. Desta maneira, a sexta-feira conta com um treino livre único e uma classificação principal, que define o grid da corrida do domingo; enquanto o sábado conta com outra classificação pela manhã, que forma o grid da corrida sprint de horas depois. O domingo segue com o evento principal.
"Eu gosto do formato. Não sou muito fã do TL2 que normalmente existe, às vezes é meio enfadonho. Tentar algo novo e mais dinâmico durante o fim de semana é uma boa decisão. Quem assiste futebol, não vê o treino das equipes na quarta-feira, quando estão reconhecendo o estádio. Somos provavelmente o único esporte que coloca treino na TV", finalizou.
A Fórmula 1 vive um recesso forçado de quatro semanas, por conta do cancelamento do GP da China, e retoma a temporada 2023 nas ruas de Baku somente entre os dias 28 e 30 de abril.