Ferrari anuncia saída de Mekies após GP da Bélgica e abre porta para AlphaTauri

A Ferrari comunicou oficialmente que o diretor-esportivo Laurent Mekies deixa a equipe após o fim de semana. Assim, engenheiro tem caminho aberto para assumir chefia da AlphaTauri

A Fórmula 1 ainda chega à Bélgica para o último fim de semana de corrida antes do recesso de verão na Europa, mas a primeira grande notícia já apareceu. A Ferrari anunciou oficialmente, na manhã desta quinta-feira (27), que o diretor-esportivo Laurent Mekies vai deixar a equipe após o evento do fim de semana. Será a última participação do francês como funcionário do time italiano.

Mekies chegou à Ferrari para ser diretor-esportivo em 2019, depois de um período na FIA, e ficou no cargo como segundo no comando do time tanto para a chefia de Mattia Binotto quanto de Frédéric Vasseur. Neste primeiro semestre, entretanto, foi anunciado como o próximo chefe da AlphaTauri, e restava a definir somente o momento em que a saída da Ferrari seria executada.

Franz Tost escolheu Laurent Mekies como seu próprio substituto na AlphaTauri (Foto: Red Bull Content Pool)
[relacionadas]

“O tempo de Laurent Mekies na Scuderia Ferrari chega ao fim nesta semana. O diretor de corrida não estará na Bélgica e deixa Maranello após quatro temporadas e meia, nas quais a equipe conquistou sete vitórias”, disse a Ferrari em um comunicado. “Toda a equipe agradece a ele pela grande contribuição durante esses anos”, acrescentou.

“A partir do GP da Bélgica, parte das funções de Laurent no pit-wall serão exercidas por Diego Ioverno, que assume o papel de diretor-esportivo”, anunciou. “Ele será responsável por todas as questões esportivas, assim como a relação com a FIA”, continuou.

“Ioverno é um membro veterano da Scuderia, trabalhando em Maranello nos últimos 23 anos. Junto com os colegas no pit-wall, Matteo Togninalli, chefe de engenharia de pista, e Ravin Jain, estrategista de corrida, ele vai se reportar diretamente ao chefe da equipe, Fred Vasseur”, completou.