Alonso aponta Mônaco, Hungria e Singapura como possibilidades de vitória na F1 2023

Fernando Alonso admitiu que pensa na possibilidade de vencer em 2023, mas afirmou que a chance da Aston Martin será maior em pistas que casem com as qualidades do AMR23

A Aston Martin se colocou em uma posição privilegiada na Fórmula 1 este ano, pela primeira vez brigando por pódios com regularidade na categoria — após cinco corridas disputadas em 2023, a equipe já conquistou quatro top-3, todos com Fernando Alonso. No entanto, ainda falta a vitória, e o espanhol apontou alguns lugares em que acha mais provável de ver o AMR23 triunfar.

De acordo com o bicampeão mundial, a Aston Martin deixa levemente a desejar na velocidade de reta — por outro lado, é um carro muito forte nas curvas de baixa. Questionado sobre a crença em uma vitória em 2023, o espanhol admitiu que pensa no assunto e apontou pistas como Mônaco — a próxima do calendário —, Hungria e Singapura como ideais para o conjunto britânico.

Relacionadas

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aston Martin está atrás apenas da Red Bull na tabela do campeonato (Foto: AFP)

"Acho que sim", disse Alonso ao portal inglês Sky Sports. "Espero que aconteça logo, não sei. Parece que temos um carro que não é o mais rápido nas retas. Precisamos melhorar isso, mas somos muito bons nas curvas", destacou o espanhol.

"Então, eu diria que nas menores velocidades do campeonato, como em Mônaco, Budapeste e Singapura, esses tipos de circuito, são os que nós colocamos nossas principais esperanças no momento", salientou Alonso.

Além disso, Alonso falou sobre a decisão de deixar a Alpine e fechar com a Aston Martin para 2023. Questionado se teve dúvidas sobre o acordo com os ingleses, o espanhol foi sincero e disse que sim. Entretanto, acabou surpreendido pelo resultado da transferência — afinal, é a primeira temporada em que a equipe inglesa consegue se colocar entre as principais equipes do grid.

Feliz com o desempenho da Aston Martin, Alonso já conquistou quatro pódios em 2023 (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

"Acho que, em agosto, todos os times estavam otimistas para o ano seguinte", disse. "A Alpine achava que o carro seria bom, e falei com Lawrence [Stroll] quando 'Seb' [Vettel] se aposentou. Ele disse que tínhamos uma equipe fantástica e que o carro seria muito diferente do que Sebastian e Lance estavam pilotando naquele momento", revelou.

"Eu disse: 'tudo bem, todos estão pensando a mesma coisa, mas vamos ver'", admitiu. "É como jogar uma moeda ao ar — você nunca sabe o resultado e não tem uma bola de cristal. Mas estou feliz com o resultado, com certeza", finalizou Alonso.

Após o cancelamento do GP da Emília-Romanha, a Fórmula 1 se prepara para retomar a temporada no próximo fim de semana, com a disputa do GP de Mônaco programada para as 10h (de Brasília) de domingo (28).