Ex-diretor diz que Alpine "não está empenhada o suficiente" para crescer na F1

Pat Fry, que trabalhou na Alpine como diretor-técnico, afirmou que equipe francesa nunca demonstrou força de vontade para ir além do quarto lugar na Fórmula 1

Pat Fry, diretor-técnico da Williams e que trabalhou junto da Alpine nos últimos anos, afirmou que os franceses não têm gana para se tornarem uma das potências da Fórmula 1. De acordo com o britânico, que até reconheceu a evolução do time ao longo das últimas temporadas, disse que foi essa falta de interesse da Alpine que o fez aceitar a proposta de James Vowles, ainda em meados deste ano.

Fry retornou à na época Renault em 2020, ano em que a equipe ficou apenas com a quinta posição entre os construtores, mas conquistou dois pódios com Daniel Ricciardo e um com Esteban Ocon. Em 2021, quando se tornou Alpine, repetiu o quinto posto entre os construtores, e conseguiu um pódio com Fernando Alonso e uma vitória circunstancial com Ocon.

[relacionadas]

Na última temporada, a Alpine até conquistou o quarto lugar entre as equipes, mas sem pódios e vitórias. Fry reconheceu a evolução ao longo dos anos.

“Eu olho para os primeiros três anos em que estive lá e melhoramos muito. Ano após ano, construímos um carro melhor. Se você colocar os três carros um ao lado do outro, cada um teve um grande avanço. É um crédito para as várias equipes que estavam colaborando muito”, disse Pat.

Pat Fry se juntou à Williams após deixar a Alpine e iniciou os trabalhos em novembro (Foto: Williams)

No entanto, de acordo com Fry, apesar da Alpine reiterar diversas vezes que almeja alcançar o topo, as atitudes da equipe não condizem com as declarações.

“Acho que voltei para lá [pensando] em voltar ao lugar onde você começou sua carreira e tentar reconstruí-la. Mas não senti que houvesse entusiasmo ou motivação para avançar além do quarto lugar. Decidi no início de março que quero levar as coisas adiante, não quero apenas ficar sentado e não poder fazer as coisas. Então, para mim, era hora de parar e seguir em frente”, seguiu o diretor-técnico

“É uma daquelas coisas, eu acho que como empresa, eles não estavam empenhados o suficiente, você pode dizer que quer ser o primeiro. Mas a diferença entre dizer isso e alcançar é monumental, como todos sabemos”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Logo mais, a classificação começa às 11h (de Brasília, GMT-3). No domingo, a largada está programada para as 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!