Entenda como Piastri evitou punição no grid de Singapura por queimar largada em Baku

Oscar Piastri foi punido por queimar largada do GP do Azerbaijão, mas abandonou e não conseguiu cumprir. Mesmo assim, não vai carregar penalidade para o grid de largada da próxima etapa, em Singapura

Oscar Piastri viveu um domingo (21) curto e trágico no GP do Azerbaijão, 17ª etapa da Fórmula 1 em 2025, com direito a queima de largada, punição e abandono na primeira volta. Ao menos, o australiano não vai carregar nenhuma penalidade para Singapura, próxima parada da categoria, já que um dispositivo no regulamento da FIA impede que a queima de início seja levada para a prova seguinte. Assim, o piloto da McLaren está livre para competir.

Piastri foi punido em 5s pela direção de prova por queimar a largada do GP do Azerbaijão. Imagens do início da prova mostram que o australiano saiu antes do momento permitido, parou o carro ao perceber e acabou despencando para o fundo do pelotão. Tentando recuperar posições, estampou a barreira da curva 5 e abandonou ainda na primeira volta.

[relacionadas]

Assim, não teve a oportunidade de cumprir a punição por queima de largada, o que poderia gerar perda de posições no grid da etapa seguinte. No entanto, o regulamento da FIA é claro: "Em casos de punições únicas de 5s que não forem cumpridas por abandonos, os comissários não farão a conversão para uma punição no grid de largada da corrida seguinte".

Ou seja, a punição só seria carregada — em forma de queda no grid de largada — se fosse superior a 5s ou em caso de múltiplas advertências por parte do piloto. Como não foi o cenário, Piastri vai largar na posição em que se classificar no GP de Singapura.

A batida fez Lando Norris encurtar levemente a diferença para a liderança do Mundial de Pilotos, mas não como o esperado. Apenas sétimo no GP do Azerbaijão, o britânico foi a 299 pontos e ficou a 25 — uma vitória — de Piastri no campeonato.

Com o GP do Azerbaijão finalizado, a Fórmula 1 terá um fim de semana de descanso até a próxima etapa da temporada. Carros e pilotos voltam às pistas entre os dias 3 e 5 de outubro, para o GP de Singapura, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2