Emília-Romanha sofre com temporais: qual real risco de chuva para corrida da F1

Situação climática da região da Emília-Romanha, onde está o autódromo de Ímola preocupa muito às vésperas da chegada da Fórmula 1

F1 CORRE RISCO DE CANCELAR GP DA EMÍLIA-ROMANHA? O QUE SE SABE DAS CHUVAS EM ÍMOLA

A situação da região italiana da Emília-Romanha está um absoluto caos causado pelo clima. Nesta terça-feira (16), o Autódromo Enzo e Dino Ferrari chegou a ser evacuado quando parte da logística de organização, equipes e imprensa já atuava no local. Um pouco depois, a ordem foi que todas as unidades de força que já estavam no local fossem levadas a áreas mais altas, por conta do perigo de enchentes causadas pela alta do rio Santerno, que fica ao lado da pista. Mas como é a expectativa para os próximos dias?

É necessário destacar que as fortes chuvas na região não são um fenômeno apenas desta terça-feira. Pelo contrário. A tempestade dos últimos dias no norte da Itália já causou duas mortes, de acordo com a rede de TV RAI, além de um terceiro desaparecido.

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ainda pela manhã da terça-feira, o Departamento de Proteção Civil emitiu alerta vermelho para ventos fortes e alto risco de inundações com chance de deslizamentos de terra. O governo local estima até 100 mm de chuva sobre as áreas de maior perigo nesta terça-feira, mas o volume pode atingir os 150 mm, considerado preocupante — o índice pluviométrico indica a quantidade de água por cada metro quadrado.

“Nunca caiu tanta água em 36 horas”, declarou o governador da região da Emília-Romanha, Stefano Bonaccini. Ao todo, já são mais de mil intervenções, entre fechamento de escolas e bloqueio de estradas. Os números atualizam a cada hora, mas estima-se que mais de 900 pessoas já foram evacuadas de suas casas por conta do risco de enchentes.

Ímola 2023 chuvas <a href=Fórmula 1" class="wp-image-683424" />
O rio Santerno, que passa ao lado do circuito de Ímola, encheu por conta das fortes chuvas (Foto: reprodução/@LaurentDupin_f1)

O Conselho de Ministros, sob recomendação do ministro da Proteção Civil e de Políticas Marítimas, Nello Musimeci, aprovou o estado de emergência nacional na região que abriga as províncias de Ferrara, Forlì-Cesena, Módena, Parma, Placência, Ravena, Reggio Emilia e Bolonha — esta última, a 40 km do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, que receberá a Fórmula 1 neste final de semana.

Toda a situação envolvendo o clima instável lançou questões a respeito do impacto que as fortes chuvas poderiam trazer para o final de semana da Fórmula 1. No entanto, fontes ligadas à categoria confirmaram que não há preocupações quanto a um possível cancelamento da sexta etapa da temporada 2023. Equipes e staff da F1, inclusive, mantiveram as viagens para a Emília-Romanha conforme o planejado.

Há, contudo, um plano operacional em andamento para lidar com a probabilidade de chuva para garantir que as instalações para os torcedores, incluindo estacionamentos, sejam utilizadas durante todo o evento. A própria F1, aliás, também está preparada para as condições de pista molhada: a Pirelli levará para Ímola um novo pneu de chuva, que dispensa o aquecimento prévio.

Mas é preciso averiguar o que se projeta no clima.

Os guarda-chuvas na arquibancada na edição de 2022 do evento, quando também choveu (Foto: Reprodução/F1 TV)

O que diz a previsão do tempo para GP da Emília-Romanha:

No que diz respeito ao restante da terça-feira, a expectativa é de tempestades em diversos momentos e chuva contínua por todo o dia. O estado de alerta vermelho está instalado desde cedo, bem como o laranja, que indica nível moderado a alto, para trovões e ventos fortes.

Para a quarta-feira, de acordo com o serviço meteorológico especializado Accuweather, também há expectativa de chuva ao longo de todo o dia e noite, bem como temperatura baixo. Novas tempestades estão entre as possibilidades num dia que já é de amplo trabalho para as equipes.

Os pilotos têm chegada ao autódromo prevista para quinta-feira, quando dão a entrevista oficial da FIA e atendem a imprensa. Embora a previsão mostre até a chance do sol aparecer levemente em diferentes momentos do dia, a possibilidade de chuva segue sempre alta, perto dos 50%. Na maior parte do dia, contudo, a expectativa é de precipitação.

Já para sexta-feira, dia em que os carros vão à pista para os treinos livres, o serviço de meteorologia aponta para a expectativa de pancadas de chuva ao longo das horas e possibilidades de trovoadas. A maior chance de chuva se concentra justamente no horário da tarde, quando os treinos estão marcados [13h30 e 17h, respectivamente, no horário local]. Embora o alerta vermelho atual termine na quinta-feira, já está avisado que ao menos o alerta laranja segue a partir de sexta.

O dia com menos chances de chuva ao longo do restante da semana é exatamente o sábado, mas ainda com 72% de possibilidade. Embora a temperatura prevista seja compatível com a de sexta, em torno de 19°C e 20°C de sensação térmica, há 60% de chances de chover ao longo da tarde [o TL3 para as 12h30, com classificação às 16h]. E será um dia com mais aparições do sol, mas, na maior parte do tempo, ainda com tempo fechado e ventos fortes, chegando até a 37 km/h.

No domingo da corrida, as chances de chuva voltam a chegar a 88%: a maior chance, de 66%, está exatamente à tarde, quando, além das pancadas de chuva, também são esperados trovões. A prova tem largada marcada para as 15h locais [10h de Brasília, GMT-3]. Os ventos e a temperatura ambiente ficam parecidos aos do dia anterior.

Portanto, neste momento, a Fórmula 1 acredita que vai conseguir realizar o evento, mas a grande preocupação fica a cargo dos rios na região. O Santerno é o principal temor, por estar logo ao lado, mas não é o único. Caso o nível d'água não abaixe nos próximos dias, a F1 terá um problema sério a resolver.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1.

'MERCEDES PERDEU DIREITO DE ERRAR NA F1 2023': TUDO SOBRE A VERSÃO 'B' DO W14