Dupla da Red Bull admite dificuldade e diz que "Mônaco não é nossa pista mais forte"

Max Verstappen e Sergio Pérez reconheceram que as características do circuito de rua em Monte Carlo não favorecem os pontos fortes do carro da Red Bull. Porém, ambos colocaram as suas fichas na imprevisibilidade do GP de Mônaco

A Red Bull venceu as cinco etapas realizadas, até o momento, na temporada 2023 da Fórmula 1. O domínio pode ser explicado pelo carro superior aos adversários, principalmente se comparado à Ferrari, que foi a principal concorrente no ano passado. Porém, há um circuito no qual os taurinos esperam dificuldades para vencer: em Monte Carlo, onde acontecerá o GP de Mônaco neste fim de semana.

Tal apontamento passa diretamente pelas características da pista. A escuderia austríaca tem se mostrado muito forte em traçados com curvas rápidas, que permitem extrair o máximo de velocidade e desempenho aerodinâmico do carro. Em Mônaco, a velocidade não será o fator decisivo, já que o circuito tem curvas lentas, apertadas, nas quais o arrasto pode render segundos valiosos. Por isso, Sergio Pérez e Max Verstappen esperam Ferrari e Aston Martin fortes.

Relacionadas

"Certamente sabemos que não é o nosso circuito mais forte. Sabemos que teremos um pouco de dificuldade para mostrar nossas forças. Acho que no sábado [na classificação] é realmente necessário ter um bom aquecimento dos pneus. Isso definitivamente é a chave aqui. Digamos que não é o nosso circuito mais forte, mas veremos. Ainda é Mônaco e tudo pode acontecer", disse Pérez.

"Certamente, acho que o Fernando [Alonso], os carros da Ferrari, estarão muito fortes, assim como aconteceu em Baku [GP do Azerbaijão]. E a Mercedes também pode estar na disputa", completou.

"Rei das ruas", Sergio Pérez espera dificuldades em Mônaco (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen seguiu a mesma linha de comentário do mexicano, mas também destacou o carro da Red Bull, que pode proporcionar outra vitória caso os pilotos saibam extrair o máximo de desempenho. Isso aconteceu na sprint e na corrida do GP do Azerbaijão, nas quais os taurinos conseguiram superar a pole-position conquistada por Charles Leclerc, da Ferrari.

"Acho que vai ser um pouco mais difícil e mais acirrado, mas ainda temos um bom carro, é apenas uma questão de extrair o máximo dele. Sabemos que uma volta rápida normalmente não é o nosso ponto mais forte, mas conquistamos várias pole-positions neste ano, então ainda é tudo possível. Mas sim, com certeza, aqui em Mônaco sempre pode ser uma grande surpresa", disse Verstappen em entrevista à revista inglesa Autosport.

"Não é apenas o carro, é o layout da pista também. As curvas são tão apertadas, tão lentas, que às vezes você precisa de um comportamento muito diferente do carro em comparação com pistas normais, e também a forma como você tem de pilotar. Às vezes, o seu carro funciona perfeitamente nessas condições e às vezes não é ideal", pontuou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen admitiu que a pista em Monte Carlo não favorece pontos fortes do carro da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

O holandês ainda disse que "está tudo bem" caso não consiga a vitória no GP de Mônaco, já que ele prefere "ter um carro rápido na maioria dos circuitos" e que, em etapas como a de Monte Carlo, possibilite pelo menos buscar o maior número de pontos possível.

A Red Bull, atualmente, lidera o Mundial de Construtores com 224 pontos e sustenta uma margem sólida de 122 pontos para a Aston Martin, segunda colocada. Já Verstappen e Pérez brigam pelo título do Mundial de Pilotos e estão separados por 14 pontos.

As movimentações no circuito de rua de Monte Carlo começam nesta sexta-feira (26) com duas sessões de treino livre. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1.