Fórmula 1

Consultor da Red Bull aponta solução para Andretti na F1: "Comprar a Alpine"

Helmut Marko, consultor da Red Bull, acredita que a saída para a Andretti ingressar de vez na F1 seria comprar a Alpine. Assim, dez equipes seriam mantidas no grid e a Renault seguiria envolvida com a categoria

A Andretti firmou parceria com a General Motors para entrar na Fórmula 1 a partir de 2025 com a marca Cadillac e aumentar a força para receber um 'sim' da categoria, que ainda não deu uma resposta oficial. Helmut Marko, consultor da Red Bull, palpitou e deu uma sugestão à equipe americana: comprar a Alpine.

"Andretti deveria comprar a Alpine", disse ele ao canal Sport1. "Isso seria o melhor para todos. A Fórmula 1 manteria suas 10 equipes, Andretti poderia finalmente entrar e a Renault ainda estaria envolvida", continuou.

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"Posso entender os problemas da Alpine. Não se trata apenas de desempenho do motor. Se você estiver muito atrás no desempenho, terá de fazer concessões com o acerto do carro para compensar a falta de velocidade nas retas – o que pode significar uma perda de tempo de até 0s3", explicou.

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Alpine vive momento de instabilidade na F1 2023 (Foto: Alpine)

A Alpine passou por uma reestruturação grande antes do GP da Bélgica: o chefe de equipe, Otmar Szafnauer, e os diretores Alan Pérmane Pat Fry foram demitidos por, segundo os franceses, falta de alinhamento. Em 2023, o time é instável e não chegou a resultados sólidos.

Recentemente, então, surgiu a discussão de equiparar motores para ajudar a Alpine. De acordo com fontes da publicação inglesa Autosport, o estudo do desempenho dos propulsores feito pela entidade máxima nesta primeira parte da temporada 2023 indicou que o motor Renault está entre 15 e 25 Kw (20 e 33 hp) abaixo dos rivais.

A Comissão de F1 se reuniu em Spa-Francorchamps para tomar decisões sobre o futuro do esporte. De acordo com a FIA, já tinha ficado acertado no início do atual ciclo de regulamento de motores que o congelamento poderia ser revisto a partir de 2023 para que as discrepâncias entre os fabricantes não se estendessem por um longo período. Só que o déficit dos franceses foi definido como "uma lacuna notável" pela entidade.

Assim, as equipes aprovaram o início dos trabalhos do Comitê Consultivo de Unidades de Potência, que ainda vai elaborar propostas de equalização.

Marko, no entanto, não se mostra tão favorável a ideia e pediu cautela. "Não fomos contra isso com a Renault – mas deve ser claramente demonstrado que a diferença de desempenho é significativa. Deve-se garantir que sejam tomadas medidas que não enfraqueçam o resto de nós", concluiu.