Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP de Mônaco de F1 2023

Max Verstappen bateu Charles Leclerc por apenas 0s065 na sexta-feira. Boas atuações de Norris e Bottas que ficaram no top-10 em Mônaco. Saiba o que disseram os vinte pilotos após os treinos livres

Max Verstappen fechou a sexta-feira (26) na liderança do TL2 em Mônaco. O bicampeão mundial de Fórmula 1 bateu Charles Leclerc por apenas 0s065 e reforçou a impressão de que não há um carro dominante até o momento.

Mais atrás, também uma Ferrari, de Carlos Sainz, que mesmo com o terceiro lugar, errou o cálculo e bateu na saída da curva da Piscina. Em quarto lugar, Fernando Alonso, da Aston Martin, seguido por uma boa performance de Lando Norris com a McLaren.

Relacionadas

Lewis Hamilton e seu W14 'B' completou a sessão na sexta posição, seguido por Sergio Pérez em sétimo. Valtteri Bottas, Pierre Gasly e Esteban Ocon fecharam o top 10 em Monte Carlo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz bateu durante o TL2 em Mônaco (Foto: Reprodução/F1)

GRANDE PRÊMIO também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. No sábado, o TL3 está marcado para as 7:30 (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 11h.

Confira o que disseram os vinte pilotos em Mônaco nesta sexta-feira:

Max Verstappen, líder: Mesmo líder, Verstappen pede mais da Red Bull “para ficar à frente da Ferrari”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc admite frustração com desempenho da Ferrari em Mônaco: “Carro não responde”

Carlos Sainz Jr., terceiro: Sainz culpa “erro de cálculo” por acidente, mas aprova Ferrari nos treinos em Mônaco

Fernando Alonso, quarto: Alonso celebra dia positivo em Mônaco e avisa: “Estou ansioso pela classificação

Lando Norris, quinto: “Foi um dia razoável — é simplesmente adorável estar de volta. É incrível voltar ao carro aqui em Mônaco. Parece insano, como sempre. Foi divertido e ficou rapidamente muito confortável, o que é sempre importante aqui. Fizemos uma mudança do TL1 para o Tl2, que foi na direção certa, então vamos seguir explorando esse caminho e ver se podemos melhorar um poço mais para amanhã. Foi uma sexta-feira decente, e estou provavelmente m sentindo um pouco mais confortável do que nas últimas semanas”

Lando Norris se entende bem com Mônaco (Foto: McLaren)

Lewis Hamilton, sexto: Hamilton mostra otimismo após atualizações do W14 em Mônaco: “Senti que evoluímos”

Sergio Pérez, sétimo: Pérez aponta falta de ritmo da Red Bull em Mônaco: “Muito o que revisar”

Valtteri Bottas, oitavo: “Foi um dia bom, produtivo, e era disso que precisávamos para finalmente testar nossas atualizações. Já deu para sentir a diferença, que foi positiva, ainda que tenhamos de trabalhar para refinar o pacote e extrair o máximo dele. No entanto, é um sinal promissor, especialmente levando em conta que o pelotão é tão apertado e uma pequena melhora pode fazer uma grande diferença. No geral, foi um dia interessante: a pista seguiu melhorando a cada volta e, como sempre acontece em Mônaco, assim foi com a minha confiança. O tráfego é sempre um problema aqui, mas hoje conseguir passar bem por ele. Agora precisamos focar na classificação: a sensação é positiva. Se conseguirmos melhorar um pouco mais ao longo da noite, podemos estar por ali”.

Pierre Gasly, nono: “É sempre ótimo estar aqui em Mônaco e guiar neste circuito icônico da Fórmula 1. Foi um dia razoavelmente sólido para nós, com algumas atualizações no carro, e foi bom ganhar um entendimento a respeito delas e, em geral, relaxar para o fim de semana. O carro pareceu muito melhor entre o TL1 e o TL2, então estou feliz com o trabalho que fizemos hoje e estamos com uma forma decente para o restante do fim de semana. Amanhã é dia de classificação, uma experiência empolgante neste lugar, e vamos dar tudo para estarmos na frente do grid”.

Esteban Ocon, décimo: “Guiar aqui em Mônaco é uma experiência muito especial. Não há lugar como este. Do nosso lado, acho que foi um dia suave, completamos o nosso programa, tentamos algumas coisas diferentes e, mais importante, não corremos riscos necessários. Acho que temos mais algumas coisas para avaliar e testar para alcançarmos a velocidade e estarmos prontos para a classificação de amanhã, então tenho certeza de que o TL3, para todo mundo, será importante. O carro parece bom e estamos em uma posição forte para o restante do fim de semana”.

Pierre Gasly completou os dez primeiros no TL2 em Monte Carlo (Foto: Alpine)

Lance Stroll, 11º: “Todas as voltas foram importantes no treino de hoje: é uma volta muito curta aqui em Mônaco. É sempre complicado colocar tudo no lugar, mas rodamos bem hoje e aprendemos muito. O AMR23 está funcionando bem aqui — definitivamente, ele está se comportando —, então hoje a noite vamos focar em ajustar algumas últimas coisas. O pelotão está bem apertado o ano todo, então acertar tudo para a classificação será essencial. Vamos seguir trabalhando no carro está noite e ver o que podemos fazer amanhã”.

George Russell, 12º: Russell vê Mônaco longe do ideal para avaliar atualizações da Mercedes

Guanyu Zhou, 13º: “No geral, foi um dia promissor para nós. O TL1 não foi a sensação mais suave e foi difícil encontrar um ritmo, mas a última sessão foi um passo à frente para nós. As primeiras impressões do pacote de atualizações foi positiva, embora ainda seja cedo, e sinto que ainda temos um pouco de margem, tanto eu quanto o carro, para melhorarmos e estarmos prontos para amanhã. Parece que somos capazes de seguir com a forma que apresentamos em Miami. E estou ansioso ela classificação. Também parecemos sólidos em ritmo de long-run, então se conseguirmos traduzir o trabalho de hoje na posição da classificação, podemos lutar pelos pontos. Amanhã será complicado — aqui sempre é —, mas nós podemos estar na mistura para um bom resultado”.

Kevin Magnussen, 14º: “Foi um dia decente. Pareceu bom no TL1, mas acho que perdemos um pouco no TL2 com as mudanças que fizemos no carro. O circuito está muito ondulado para nós em baixa velocidade, não é como o típico porpoising em alta velocidade, mas apenas lidando com as ondulações no ápice da curva. É Mônaco e tudo é apertado. Você só precisa encontrar um pouquinho e avança bastante, então ainda estamos no jogo amanhã”.

George Russell ficou em 12º no TL2 em Mônaco (Foto: Mercedes)

Nico Hülkenberg, 15º: “Foi divertido, mas, ao mesmo tempo, desafiador. É mega rápido aqui e é primeira vez que guio essa nova geração de carros em Mônaco. Devo dizer que, provavelmente, é a coisa mais rápida que já guiei por aqui e é só sexta-feira, então ainda tem mais para vir. Em termos de rodagem, não foi o ideal no TL1, com um toquinho na saída do túnel. O TL2 foi ok, coletamos muitos dados e temos algumas novas peças que precisamos analisar no carro e ver o que podemos encontrar”.

Yuki Tsunoda, 16º: “Eu curti guiar em Mônaco, mas ainda precisamos encontrar ritmo para a classificação e temos de focar nisso, pois será realmente importante. Temos algumas atualizações grandes no carro neste fim de semana, mas é difícil dizer o quão bem elas funcionam, pois Mônaco não é uma pista eficientemente aerodinâmica. Como sempre, vamos colocar tudo no lugar esta noite para que possamos passar ao Q2 amanhã, já que o Q3 parece um pouco difícil, mas vamos ver”.

Nyck De Vries, 17º: “Estou curtindo essa pista. Corri aqui na Fórmula 2 e na Fórmula E, mas vir para cá com a série principal é, definitivamente, diferente. Acho que foi uma sexta-feira sólida, na qual fizemos progresso nas duas sessões. Estamos lentamente ficando mas confortáveis com este carro na pista, mas ainda temos algum trabalho a fazer em termos de equilíbrio. A pista de Mônaco não sensível em termos de aerodinâmica, então vamos precisar encontrar mais performance em algum outro lugar com as novas atualizações. Vamos fazer nossa lição de casa e vamos tentar não errar amanhã quando muitos carros estarão na pista durante o Q1, então acertar uma volta será um desafio”.

Oscar Piastri, 18º: “Primeiro dia em Mônaco com um carro de F1. Foi um dia um pouco complicado, é um circuito desafiador e tenho de trabalhar um pouco do meu lado, mas é isso que acontece quando você está buscando velocidade. Acho que tirei o melhor de cada curva ao menos uma vez, então só preciso colocar todas no lugar ao mesmo tempo agora. Vamos seguir trabalhando ao longo da noite e ver o que podemos fazer. O carro parece estar em uma posição razoável, mas o pelotão mais uma vez está muito apertado, então pequenas melhorias podem ter um grande impacto. Vamos seguir forçando e tentando extrair mais ritmo amanhã”.

Yuki Tsunoda ficou em 16º no TL2 em Mônaco (Foto: Red Bull Content Pool)

Alex Albon, 19º: “Foi um ótimo trabalho da equipe aprontar o carro para o TL2, apesar de a sessão estar um pouco comprometida. Precisamos dar uma olhada essa noite para ver se podemos melhorar o carro. No entanto, é complicado, mas acho que é assim para todo mundo. Foi como sempre aqui em Mônaco, como se você estivesse no fio da navalha, mas é assim, pois estamos sempre no limite. No fim, acho que precisamos encontrar mais alguns décimos para lutar pelo Q2, mas vamos tentar fazer isso”.

Logan Sargeant, 20º: “O primeiro dia em Mônaco está feito e é sempre um privilégio guiar nessa pista. Não estamos exatamente onde gostaríamos de estar e nos falta algum ritmo, mas, do ponto de vista da pilotagem, acho que estava guiando bem e isso é um ponto positivo. Vamos ver como podemos melhorar o carro para amanhã”.