Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Arábia Saudita de F1 2023

Max Verstappen comandou mais uma sexta-feira toda da Red Bull na Arábia Saudita. Fernando Alonso e Sergio Pérez, de novo, surgem como principais concorrentes

Max Verstappen nem precisou usar de muito esforço para liderar o TL2 do GP da Arábia Saudita, no circuito de rua de Jedá, às margens do Mar Vermelho, depois de também ter comandado as ações no primeiro treino livre.

No TL2, o atual bicampeão tomou controle da tabela de tempos assim que entrou na pista, como foi no TL1, no pouco tempo que passou de pneus macios antes de investir em simulação de corrida. No fim das contas, ficou com 1min29s603 e colocou 0s2 de vantagem para quem veio atrás.

Relacionadas

Ao menos desta feita foi Fernando Alonso quem terminou em segundo, muito mais próximo que os 0s6 do TL1. Sergio Pérez, segundo pela manhã, foi o terceiro, 0s3 atrás. Os três voltam a aparecer como favoritos aos três primeiros lugares.

Esteban Ocon conseguiu tirar bastante da Alpine e foi ao quarto lugar, seguido por George RussellPierre GaslyLance StrollNico HülkenbergCharles Leclerc e Carlos SainzLewis Hamilton foi o 11º.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte. No sábado, os horários são os mesmos: 10h30 [Horário de Brasília, GMT-3] para o TL3 e 14h para a classificação. A corrida, no domingo, também larga 14h.

Max Verstappen comandou a sexta-feira de treinos livres na Arábia Saudita (Foto: AFP)

Confira declarações dos pilotos na sexta-feira na Arábia Saudita:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen vê “dia positivo” em Jedá, mas alerta: “Todos muito próximos em reta”

Fernando Alonso, segundo: Alonso vê “dia sólido” em Jedá e traça meta modesta para classificação: ir ao Q3

Sergio Pérez, terceiro: Pérez revela problema mecânico no TL2 em Jedá e avalia: “Devemos ganhar ritmo”

Esteban Ocon, quarto: “É bom voltar a uma pista como Jeddah, porque é um circuito de rua muito rápido e eletrizante, que obriga todos a estarem sempre atentos. Nossa sexta-feira foi produtiva. Tentamos coisas diferentes, o que vai nos ajudar tanto na classificação quanto na corrida. Até agora, o carro parece forte e acho que podemos extrair mais antes da classificação de amanhã à noite. A equipe fez um ótimo trabalho hoje para cumprir o que estava programado e vamos trabalhar duro nesta noite para estar em um bom lugar amanhã. No geral, foi um bom dia de trabalho.”

George Russell terminou os dois treinos livres da sexta (17) em quinto (Foto: AFP)

George Russell, quinto: Russell fala em “entender nova direção”, mas admite: “Não vamos achar 1s esta noite”

Pierre Gasly, sexto: “É ótimo estar de volta aqui em Jeddah nesta pista de corrida muito rápida e emocionante. Foi um dia cheio para nós, no momento em que continuamos a aprender sobre nosso pacote de 2023 e, devo dizer, estou satisfeito com o trabalho de hoje. Depois de duas semanas no Bahrein, é bom enfrentar uma nova pista e um novo desafio. A velocidade é muito alta aqui e há muito que você precisa acertar [no carro] para ser rápido. O carro está bom, temos uma boa ideia sobre a direção de acerto que queremos seguir e temos mais novidades neste fim de semana. Meu foco é trabalhar duro com os engenheiros para garantir que estamos bem preparados para a classificação e buscar um desempenho melhor do que mostramos na última vez.”

Lance Stroll, sétimo: Stroll se diz surpreso com ritmo da Alpine e aposta em classificação “apertada” em Jedá

Nico Hülkenberg, oitavo: “Tivemos uma sexta-feira tranquila – sem grandes incidentes, situações ou problemas. Como sempre, você aprende sobre o carro, os pneus e onde está o equilíbrio. Acho que parecemos competitivos e as retas podem ser um pouco mais desafiadoras para nós, então é aí que está o nosso foco agora. É tudo uma questão de ritmo, degradação dos pneus e ser rápido nos lugares certos – precisamos analisar e considerar tudo para chegar à melhor estratégia.”

Nico Hülkenberg voltou a colocar a Haas no top-10 nas sessões na Arábia Saudita (Foto: Haas F1 Team)

Charles Leclerc, nono: Leclerc vê Ferrari “nem tão mal” e com ritmo de corrida melhor que no Bahrein

Carlos Sainz, décimo: Sainz vê primeiro dia “intenso” no GP da Arábia Saudita e mostra otimismo com SF-23

Lewis Hamilton, 11º: Hamilton lamenta Mercedes 1s atrás em Jedá e reclama: “Carro é difícil de pilotar”

Lando Norris, 12º: “Foi uma sexta-feira razoável. Trabalhamos em nosso programa de testes em ambas as sessões, o que foi positivo. Ainda há mais melhorias a serem feitas, então trabalharemos para encontrá-las durante a noite e tentaremos ter um desempenho positivo no TL3 e na classificação amanhã.”

Yuki Tsunoda foi 13º no TL2 da Arábia Saudita (Foto: Red Bull Content Pool)

Yuki Tsunoda, 13º: “O circuito está mais seguro em termos de visibilidade, embora as características não tenham mudado muito. O que vimos nos treinos de hoje é que estamos um pouco atrás daqueles que consistentemente lutam pelo P10, mas ainda temos mais um dia para colocar tudo [na pista]. Não houve grandes problemas durante o TL1 e TL2, mas sabemos que temos que encontrar mais desempenho no carro. Mesmo que o Q3 seja o objetivo, o Q2 é mais possível amanhã do que no Bahrein na semana passada. No fim, analisaremos todos os nossos dados nesta noite para ver como podemos melhorar nosso desempenho. A degradação dos pneus não parece tão ruim quanto o esperado, então podemos acelerar.”

Alex Albon, 14º: “Acho que foi um dia muito positivo e definitivamente temos ritmo no carro, então estou otimista. Faltou um pouco de acerto [no carro] durante o TL2 para nossa simulação de classificação, mas tudo parece muito bom. Não quero falar nada precipitado, mas estou me sentindo bem com o carro, então vamos ver como será.”

Kevin Magnussen, 15º: “Foi bom, cumprimos bem o FP1 e o FP2, mas há muito trabalho a fazer nesta noite, como sempre. O grid está apertado novamente como no Bahrein e há muito pelo que lutar amanhã. É uma pista muito diferente, com velocidades diferentes e é difícil comparar, mas há novos desafios. Vamos tentar fazer o melhor que pudermos, é claro, e entrar no Q3, mas o foco principal é no domingo.”

Guanyu Zhou, 16º: “Foi um dia cheio no carro. Não estamos muito longe de nossos concorrentes no que diz respeito ao ritmo, embora eu possa dizer que esperávamos um pouco mais de hoje. Tentamos acertos diferentes, trocando coisas e fazendo alterações, e efetivamente dirigi um carro significativamente diferente entre a primeira e a segunda sessão. Foi preciso alguma adaptação, mas a equipe agora tem todos os dados necessários para tomar as melhores decisões quando se trata de acertar o carro. Claro, todo fim de semana buscamos o Q3, e é uma questão de quanto podemos tirar de mim e do carro, principalmente quando as diferenças [de tempo] são tão pequenas. Ainda há algum trabalho a fazer durante a noite, mas estou confiante de que podemos entrar na briga e lutar por boas posições na classificação de amanhã.”

Guanyu Zhou sofreu no primeiro dia na Arábia Saudita (Foto: Alfa Romeo)

Nyck de Vries, 17º: “Foi a primeira vez que pilotei na pista aqui em Jedá. É [um circuito] divertido de aprender e rápido de pilotar. É um desafio, mas gosto de pilotar nesta pista. Nosso dia foi produtivo. A parte intermediária do grid está super próxima, já que há apenas alguns décimos entre o 11º e o 20º, então teremos que ver o que acontece amanhã. Pode facilmente ir para um caminho bom ou ruim. Portanto, vamos ter certeza de que estamos no nosso melhor nível para extrair o máximo para a classificação de amanhã.”

Logan Sargeant, 18º: “Acho que neste primeiro dia em Jedá tudo correu bem, conforme o planejado. O ritmo como equipe não parece tão ruim e espero que possamos continuar a melhorar isso. É definitivamente um circuito complicado e desafiador, mas estou gostando, então espero poder persistir e assim melhorar o meu tempo amanhã.”

Oscar Piastri, 19º: “É bom estar de volta a Jedá. É um circuito muito rápido, muito divertido e acho que estamos chegando lá. O ritmo nas retas parece bom, mas acho que precisamos ter atenção no ritmo de uma volta. Vamos trabalhar duro durante a noite e ver o que podemos trazer para as sessões de amanhã.”

Valtteri Bottas, 20º: “A primeira sensação com o carro é boa: não tivemos nenhum problema com o equilíbrio e temos uma base sólida para construir. Trabalhamos muito hoje, experimentando diferentes níveis de asa e opções de configuração, e agora precisamos sentar, olhar os dados e tomar algumas decisões que sejam corretas. Claro que ainda não chegamos onde queremos e nem nos níveis que mostramos no Bahrein, quando éramos a quinta equipe mais rápida. Precisamos encontrar um pouco mais de ritmo ainda, dar um passo à frente na classificação. Mas é apenas sexta-feira e estou confiante de que podemos fazer isso quando realmente importa. O grid está muito disputado, como era de se esperar, e com um pequeno ganho não há motivo para não recuperarmos posições na classificação. Vamos trabalhar duro nesta noite. Não acho que o Q3 esteja fora de alcance e vamos dar o nosso melhor amanhã.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!