Confira declarações dos pilotos após classificação do GP de Mônaco de F1 2023

Max Verstappen bateu Fernando Alonso no final da classificação deste sábado (27) e garantiu a pole do GP de Mônaco

Max Verstappen garantiu a pole-position para o GP de Mônaco de Fórmula 1. Com a melhor volta neste sábado em 1min11s365, o piloto da Red Bull superou Fernando Alonso em 0s084 para sair na posição de honra pela primeira vez na carreira em Monte Carlo.

Só 0s106 mais lento que o tempo da pole, Charles Leclerc ficou em terceiro, mas foi punido por atrapalhar Lando Norris e vai sair só em sexto, atrás de Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr. e Lewis Hamilton. Pierre Gasly ficou com o sétimo posto, diante de George Russell e Yuki Tsunoda. Lando Norris fecha o top-10.

Fernando Alonso, Max Verstappen e Charles Leclerc formam o top-3 da classificação em Mônaco (Foto: Red Bull Content Pool)

Relacionadas

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oscar Piastri foi 11º, seguido por Nyck De Vries, Alex Albon, Lance Stroll, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg e Guanyu Zhou. Sergio Pérez, que bateu ainda no início da classificação, sai em último.

Confira as declarações dos pilotos após a classificação do GP de Mônaco:

Max Verstappen, pole: Verstappen celebra pole saída “da cartola” em Mônaco: “Bati no muro duas vezes”

Fernando Alonso, segundo: 2º, Alonso conta com largada para bater Verstappen em Mônaco: “Ele é inconsistente”

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc reconhece “limitações”, mas torce por “um pouco de sorte” no GP de Mônaco

Esteban Ocon, quarto: Ocon vibra após volta com “pancada forte” e projeta: “Alonso vai criar caos em 2º”

Carlos Sainz Jr., quinto: Sainz cita tráfego no Q3 e faz lista de reclamações: Verstappen, Tsunoda e Norris

Sergio Pérez (Foto: Reprodução)

Lewis Hamilton, sexto: Hamilton diz que peitou Mercedes e comemora volta em Mônaco: “Normal era o 10º lugar”

Pierre Gasly, sétimo: “Foi uma classificação muito intensa e o bom é que saímos com um ótimo resultado para a equipe. Estou relativamente satisfeito com a sétima colocação, mas tinha, com certeza, mais do meu lado, então tenho uma sensação agridoce neste sentido. O carro pareceu forte e nós, obviamente, estávamos lá e competitivos, com Esteban se saindo realmente bem na quarta colocação. Só não consegui colocar tudo no lugar no Q3, com o carro patinando um pouco na traseira na minha volta rápida. Mesmo assim, largar em sétimo em Mônaco coloca a gente em uma posição muito boa para a corrida de amanhã, onde devemos mirar um bom punhado de pontos com os dois carros”.

George Russell, oitavo: Russell critica escolha de pneus da Mercedes em Mônaco: “Paguei o preço”

Yuki Tunoda, nono: “Um grande parabéns à equipe. Tivemos muita dificuldade ontem durante as duas sessões de treinos, mas demos um grande passo à frente esta noite. Senti uma mudança positiva no TL3 logo de cara e nós encontramos performance extra para a classificação. O enorme trabalho feito elos engenheiros e mecânicos apareceu. Me senti confiante de imediato, especialmente na última saída do Q1. A partir daí, curti bastante. Foi a minha primeira aparição no Q3 em Mônaco e foi, definitivamente especial. Estou feliz com a minha performance, que me permite começar a corrida na zona de pontuação, então vou dar tudo de mim para extrair todo o possível para poder pontuar amanhã”.

Lando Norris, décimo: Norris reclama de Leclerc e pede punição em Mônaco: “Simplesmente me bloqueou”

Oscar Piastri, 11º: “É uma pena ter ficado fora do Q3 por tão pouco, mas estou feliz com a melhora que consegui. Sofremos ao longo dos treinos, então chegar perto do Q3 na classificação é algo que me deixa muito feliz. Ficamos fora do top-10 por só uma posição e tudo pode acontecer amanhã. Vamos trabalhar esta noite e ver o que podemos fazer para avançar para a zona de pontuação amanhã”.

Nyck De Vries, 12º: “Foi uma sessão desafiadora, e nós sabíamos disso antes de entrar no Q2, por causa do tráfego. Claro, sempre queremos mais, mas foi um fim de semana sólido até aqui. Se repetirmos o bom trabalho que executamos até aqui na corrida de amanhã, podemos ficar satisfeitos com nós mesmos e com o fim de semana em geral. A evolução da pista é grande aqui e dá para ver que a pista estava ficando melhor no momento importante da classificação. A equipe fez um bom trabalho, melhorando constantemente com as mudanças de circunstâncias. Corri aqui antes, mas em outro nível do que um carro de F1, e estou empolgado para amanhã”.

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

Alex Albon, 13º: “Foi um bom dia. Estávamos no contrapé durante todo o fim de semana, mas, nesta pista, sabíamos que seria difícil e as fraquezas do nosso carro seriam um desafio neste circuito. Fizemos muitas mudanças entre o TL3 e a classificação, e elas funcionaram, o que é sempre positivo. Essas mudanças melhoraram muito a dirigibilidade do carro para a classificação, mas nós usamos três jogos de pneu para passar pelo Q1. Fiquei feliz com a minha volta, mas perdi muito tempo no tráfego enquanto os pneus aqueciam, então, apesar disso, sinto que o carro estava melhor do que o resultado de hoje. Vamos torcer pela chuva amanhã”.

Lance Stroll, 14º: “Foi bem horrível”: Stroll admite que “tudo deu errado” no sábado em Mônaco

Valtteri Bottas, 15º: “Parecia que seríamos capazes de chegar ao Q3 e, com uma volta limpa, poderíamos estar no top-10, mas peguei tráfego no setor final da minha última saída e isso nos custou muito. Perdi alguns décimos, provavelmente, e isso foi o bastante para nos eliminar e deixar em 15º. Com essas margens apertadas, não podemos nos dar ao luxo de perder tanto. Ultrapassar não será fácil e pode ser um longo dia lá atrás, mas vamos dar nosso melhor. Também podemos extrair algumas coisas positivas: fizemos o melhor neste fim de semana, até a classificação. O carro parece melhor, então podemos construir em cima disso no fim de semana”.

Logan Sargeant, 16º: “É a minha primeira vez guiando um carro de F1 em Mônaco e eu amei cada instante até aqui. Todas as voltas nesta pista te deixam na ponta dos pés. A preparação foi ótima. Amanhã será um longo dia, mas vamos tirar o máximo disso. Esta tarde, na classificação, provavelmente foi quando estive mais relaxado em todo o fim de semana. Estava guiando bem nos treinos livres e estava feliz com a minha volta de classificação. Não achei que estaríamos tão próximos quanto ficamos e sinto que tirei tudo. O Q1 do Alex foi bem impressionante. Tenho de ver o que ele fez! Colocamos o carro em uma boa janela. Tem algumas coisinhas que podiam ter sido melhores, mas é difícil acomodar todos os tipos de curva que temos aqui. Largar em 16º não é o ideal, mas quero executar um fim de semana completo e limpo, então se puder sair amanhã e ter uma boa corrida, seria uma ótima maneira de fechar o fim de semana e ir para Barcelona, uma pista que eu amo”.

Kevin Magnussen, 17º: “Durante todo o fim de semana, fomos um pouco melhor do que isso. Optamos por fazer duas voltas rápidas com o segundo jogo de pneus no Q1, mas todos os outros fizeram três e melhoraram muito. A equipe fez um trabalho fantástico para aprontar o carro depois dos problemas no TL3, eles sempre fazem, então fiquei confiante de que iríamos rodar, mas também estava confiante de que podíamos chegar ao Q3, então errei. Vamos ver. Tomara que o clima desempenhe um papel e tenhamos uma corrida divertida”.

Nico Hülkenberg, 18º: “Foi uma classificação decepcionante, já que todos nós sabemos o quanto isso é importante em Mônaco. Conseguimos duas voltas depois da bandeira vermelha, o que significa usar três jogos novos de pneus ou, como planejado, duas saídas rápido-lento-rápido. Optamos pelo último, achando que seria o bastante. Outras pessoas saíram imediatamente depois do reinicio da sessão e permaneceram fora, mas, para nós, o pneu só está realmente em seu melhor na primeira volta. Também pensei que éramos um pouco mais rápidos do que fomos no final e estaríamos no Q2, mas, finalmente, nos falta ritmo”.

Guanyu Zhou (Foto: Alfa Romeo)

Guanyu Zhou, 19º: “Nossa performance no TL3 me deixou confiante com uma posição no Q2 e acredito que, com uma pequena melhora, poderíamos ter chegado até no Q3. No entanto, acabou sendo uma tarde complicada: a boa sensação que tive na primeira saída no Q1 desapareceu e, conforme a pista foi melhorando, não consegui encontrar aderência extra. Estava patinando demais e, embora tenha melhorado na última saída, não foi o suficiente com um pelotão tão apertado. Começar de trás vai dificultar o nosso trabalho amanhã, mas devemos a todas as pessoas que trabalham na equipe e aos nossos fãs sair e dar tudo na corrida”.

Sergio Pérez, 20º: Pérez assume “grande erro” em batida no Q1 de Mônaco: “Difícil fazer algo amanhã”

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana da Fórmula 1 em Mônaco AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado e no domingo, há também a segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte.