Fórmula 1

Confira declarações dos pilotos após corrida sprint do GP dos Estados Unidos

Max Verstappen liderou de ponta a ponta e venceu corrida sprint em Austin sem maiores problemas. Lewis Hamilton superou Charles Leclerc na primeira volta e garantiu a segunda posição

A corrida sprint do GP dos Estados Unidos, realizada neste sábado (21), viu mais um desempenho primoroso de Max Verstappen, que dominou a prova com tranquilidade. Apesar de sofrer uma ligeira pressão de Charles Leclerc na largada, o tricampeão mundial não deu chances aos concorrentes e venceu a prova curta pela terceira vez em 2023.

Em segundo lugar chegou o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, que se aproveitou da briga entre o monegasco e o neerlandês e ultrapassou o dono do carro #16 na primeira curva. O inglês chegou a andar próximo de Verstappen nas três primeiras voltas, mas perdeu contato no decorrer da prova.

[relacionadas]

Leclerc terminou em terceiro, seguido de Lando Norris e Sergio Pérez, completando os cinco primeiros. Carlos Sainz, único piloto que largou com os pneus macios, terminou em sexto, sofrendo intensa pressão de George Russell

O dono #63 da Mercedes cruzou a linha de chegada em sétimo, mas ao sofrer uma punição de 5s devido a uma ultrapassagem em Oscar Piastri por fora dos limites de pista, acabou caindo para a oitava e última posição que marcava pontos, sendo superado por Pierre Gasly.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lewis Hamilton e Charles Leclerc chegaram em segundo e terceiro (Foto: AFP)

Fórmula 1 está em Austin neste final de semana, onde acontece o GP dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada 2023. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a corrida oficial larga às 16h. O GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

Confira as declarações após a corrida sprint do GP dos EUA:

Max Verstappen primeiro: Verstappen cita “ritmo sob controle” na sprint e espera “diversão e vitória” no GP dos EUA

Lewis Hamilton, segundo: Hamilton elogia ritmo da Mercedes nos EUA: “Feliz por estar mais perto de Verstappen”

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc analisa duelo com Verstappen na sprint dos EUA: “Tive espaço e tentei”

Lando Norris, quarto: Norris vê McLaren “mais rápida que Ferrari” e fala em atacar Leclerc no GP dos EUA

Sergio Pérez, quinto: Pérez vê McLaren “com ritmo melhor” e diz que “há muito que ajustar” para GP dos EUA

Lando Norris conquistou a quarta posição (Foto: McLaren)

Carlos Sainz, sexto: Sainz admite erro em uso de pneus macios na sprint dos EUA: “Defendi a corrida toda”

Pierre Gasly, sétimo: Gasly celebra “surpresa agradável” com Alpine e visa “acompanhar Mercedes” nos EUA

George Russell, oitavo: Russell admite punição “justa” na sprint dos EUA e lamenta: “Não consegui pegar Sainz”

Alexander Albon, nono: "Fomos com tudo na sprint, já que parecíamos mais fortes do que ontem. Então, nos demos a maior oportunidade de pontuar. É tão apertado a disputa, e perder por pouco é frustrante, mas ao mesmo tempo, foi uma boa corrida e não podemos tirar crédito disso. É claro que chegar em nono, abaixo dos pontos, é o que torna frustrante. Os pneus são interessantes aqui, e se pudermos fazer de novo, faria coisas bem diferentes, mas esta pista pode se tornar difícil e meus pneus podem começar a desgastar, e depois voltar no fim nos permitindo forçar e tentar encurtar a distância."

Oscar Piastri, décimo: "Não foi uma corrida sprint ideal. Tivemos muitas batalhas no início. Desgastei muito rapidamente os pneus, e os compostos superaqueceram bastante. Portanto, não foi exatamente o resultado que queríamos, mas, pelo lado positivo, aprendemos muito para a corrida de amanhã, onde a maioria dos pontos é conquistada. Agora, vamos mudar o foco para a prova principal e esperamos fazer avanços amanhã."

Pérez teve um desempenho discreto garantindo a quinta posição (Foto: AFP)

Esteban Ocon, 11º: "Não tem sido os dias mais fáceis para o nosso lado em Austin. A classificação da sprint começou forte e passamos confortável do SQ1. Não tivemos o suficiente para alcançar o top-10 e vamos ver os motivos porque isso nos teria colocado numa posição muito mais forte para competir por pontos na corrida sprint. Começamos bem a corrida, conquistamos algumas posições na largada, mas depois disso não conseguimos ir muito mais longe e os pontos ficaram fora de alcance. Certamente temos muitas coisas para rever e alguns aprendizados para levar adiante para amanhã. Estamos numa boa posição para a corrida, será longa e faremos o nosso melhor para sair com um bom resultado".

Daniel Ricciardo, 12º: "Estou feliz com a minha volta no SQ2 hoje. Com a posição que estamos hoje, Q3 é um grande feito para nós, e quando chegamos perto, é um grande aperitivo. Estou feliz com o progresso que fizemos do SQ1 para o SQ2 dado que não podíamos mudar o carro comparado a ontem. Fizemos a lição de casa, testamos algumas coisas, o que me permitiu forçar mais de forma confiante. Foi bom poder correr hoje e amanhã também, gosto de ser competitivo, é um bom sentimento. Pela minha pilotagem, tiveram coisas que fiquei feliz da corrida e outras não, que são coisas que sei que posso melhorar para amanhã. Com a temperatura e o jeito que os pneus são, a aderência parece baixa, especialmente com a mistura de asfalto novo e velho em algumas curvas, afeta o jeito que o carro se comporta. No entanto, foi encorajador encontrar ritmo no fim. Vamos ver como será amanhã".

Fernando Alonso, 13º: Alonso descarta pontuar em “fim de semana doloroso” para Aston Martin nos EUA

Yuki Tsunoda, 14º: "Não consegui dar uma segunda volta no SQ1 porque a bandeira quadriculada veio antes de cruzar a linha de chegada. É frustrante porque a oportunidade de chegar ao SQ2 foi perdida. Nosso carro parecia bom e o potencial estava ali. Então, é uma pena. O ritmo na sprint foi bom. Passei alguns carros e curti. O mais importante foi aprender sobre nosso ritmo em stints longos e temos muitas informações para preparar para amanhã. Então, hoje a noite será sobre ajustar nosso pacote. Vamos começar perto do top-10, e se continuarmos nesse ritmo amanhã, pontos são possíveis."

Nico Hülkenberg, 15º: "Sinto que foi o primeiro stint com o carro, porque durante a sprint são muitas coisas acontecendo. Depois, foram duas sessões de classificação curtas, com dois stints em cada ou menos. É bom ter quilometragem, dados de stints longos para analisar. Obviamente, não parece tão bom agora, mas há mais para analisar e entender, e mais para descobrir com este pacote. Em fim de semana de sprint, é difícil explorar e desbloquear isso".

Sainz tentou estratégia diferente, mas não passou de um sexto lugar (Foto: AFP)

Valtteri Bottas, 16º: “Como algo positivo a partir de hoje, reunimos uma boa quantidade de dados sobre o desempenho do pneu médio, informações que nos ajudarão no futuro. Acho que o nosso principal problema hoje foi a classificação desta manhã, onde não conseguimos fazer uma única volta limpa; Já me senti mais competitivo durante a sprint e consegui travar algumas batalhas com os carros à minha volta, acabando por ganhar alguns lugares. Me senti melhor no longo prazo e senti que nosso ritmo também melhorou. Amanhã partiremos de posições mais favoráveis: estou confiante de que, se fizermos bem o nosso trabalho de casa, teremos hipóteses reais de ganhar lugares e voltar ao top-10".

Guanyu Zhou, 17º: “Embora tenha sido efetivamente um dia independente, hoje foi complicado; geralmente faltou-nos ritmo e, além disso, tive um problema na sincronização das marchas no início, o que imediatamente me custou algum terreno. Ainda assim, optámos por usar a corrida de hoje como uma sessão para aprender e compreender melhor o nosso desempenho antes de amanhã e, de fato, reunimos dados úteis que analisaremos esta noite. Parecemos ter algumas dificuldades em comparação com os nossos principais rivais em termos de ritmo de corrida, e vamos analisar isso também para recuperar rapidamente. Estou confiante de que ainda podemos lutar por pontos amanhã, definitivamente tivemos potencial na sexta-feira e, com melhores colocações no grid, esperamos poder construir algo útil na corrida.”

Kevin Magnussen, 18º: "Não foi uma grande sprint. O ritmo caiu bastante, vamos investigar de noite e ver o que achamos. Não podemos mudar nada para amanhã. Então, é isso, e vamos ver o que podemos fazer. Tive uma largada decente e uma boa primeira volta, fiquei ali por algumas voltas antes do conhecido ciclo de ser ultrapassado e ver os pneus despencarem começar".

Logan Sargeant, 19º: "Sempre seria difícil largando de onde largamos. Ainda estamos desconectados entre as curvas de alta e baixa, e tem sido um desafio. Tive dificuldades de ser rápido onde deveria ser rápido para ter a chance de ultrapassar. Ainda estou em busca de um pouco mais de ritmo. O maior aprendizado é ter um gosto de como o carro será em stint longo, e em qual direção precisamos nos mover. Vamos ver o que podemos tirar de hoje para estar em uma posição melhor para amanhã".

Lance Stroll, não completou: "Foi um bom início de corrida. Conquistei alguns lugares durante as primeiras voltas e fiquei feliz com minha ultrapassagem no Daniel [Ricciardo]. Depois disso, meus pneus começaram a cair e perdi a confiança nos freios. Então, tivemos de abandonar e investigar. Vamos no unir de noite, com o benefício de ter mais quilometragem, e preparar para correr novamente amanhã".