Confira declarações dos pilotos após classificação do GP do Bahrein de 2024
A primeira classificação da temporada 2024 da Fórmula 1 viu Max Verstappen garantir mais uma pole, com Charles Leclerc e George Russell completando o top-3 no Bahrein
A temporada 2024 da Fórmula 1 começou com Max Verstappen garantindo a 33º pole da carreira, dessa vez no GP do Bahrein. Depois de ser discreto nos treinos livres, o piloto da Red Bull novamente brilhou na hora decisiva e garantiu a posição de honra no grid para a prova em Sakhir, que acontece neste sábado (2).
Charles Leclerc voltou a mostrar o bom ritmo da Ferrari e garantiu a segunda colocação. George Russell andou bem na classificação e ficou na terceira posição, ao lado de Carlos Sainz.
Sergio Pérez ficou na quinta colocação, com Fernando Alonso, Lando Norris, Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg completando a lista dos dez pilotos que chegaram ao Q3 no Bahrein.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, a largada está marcada para as 12h (de Brasília, GMT-3).
Confira o que os pilotos disseram após a classificação do GP do Bahrein:
Max Verstappen, pole: Verstappen aposta em “acirrado” GP do Bahrein e diz: “Pole foi um pouco inesperada”
Charles Leclerc, segundo: Leclerc admite decepção com perda da pole no Bahrein: “Sem ritmo com macios usados”
George Russell, terceiro: Russell celebra melhora em classificação, mas admite: “Corremos pelo 2º lugar”
Carlos Sainz, quarto: Sainz aponta “evolução” da Ferrari e aposta em disputa aberta pela vitória no Bahrein
Sergio Pérez, quinto: Pérez lamenta erro durante classificação, mas prega otimismo: “Estamos na briga”
Fernando Alonso, sexto: Alonso festeja ritmo “inesperado” e vê “boa notícia” com 6º no Bahrein
Lando Norris, sétimo: Norris admite erro em classificação, mas espera “boa corrida” da McLaren no Bahrein
Oscar Piastri, oitavo: Piastri admite dia “complicado”, mas vê Red Bull e Ferrari “não tão rápidas” no Bahrein
Lewis Hamilton, nono: Hamilton lamenta uso de setup diferente de Russell no Bahrein: “Não foi melhor sensação”
Nico Hülkenberg, décimo: Hülkenberg destaca classificação “positiva” no Bahrein e valoriza “ótimo trabalho” da Haas
Yuki Tsunoda, 11º: "Estamos felizes com o progresso que fizemos desde ontem. Sofremos bastante e acho que ainda estamos no processo de entender o nosso carro. Ainda vamos maximizar o potencial dele. Vimos que ele estava ficando melhor a cada sessão. É uma pena que não passamos para o Q3, mas ao mesmo tempo estou feliz com meu trabalho. Temos de preparar muita coisa para a corrida de amanhã porque é a primeira vez que vamos correr de fato com esse carro e nessas condições. Então vamos nos preparar o máximo possível. Estamos em uma boa posição e com uma base sólida. Estou me sentindo confiante"
Lance Stroll, 12º: "O AMR24 se saiu bem na classificação. Isso é um reflexo do trabalho que realizamos durante os testes para melhorar nossa configuração. Tive uma boa volta rápida no Q1 e fiquei feliz com meu ritmo, mas depois fiquei preso no trânsito na curva 13 na minha última volta no Q2. Essa pode ser a diferença entre passar para o Q3, ou não. Quando o grid está muito próximo, cada décimo é importante. Com as equipes tão próximas a corida amanhã deve ser interessante. Farei o meu melhor para começar da melhor forma possível"
Alexander Albon, 13º: "Estávamos com uma previsão de 15º lugar, então ficar em 13º é uma recompensa na classificação. No papel, alguns sentimentos mistos porque sinto que fizemos um bom trabalho com nosso carro, mas definitivamente temos mais performance, o que não é algo ruim. Estava empolgado hoje com pouco combustível no carro, mas acho que amanhã será tudo bem próximo. Fizemos grandes evoluções, mas tudo é muito relativo. Esse circuito sempre aproxima todo mundo, então vamos aguardar para amanhã"
Daniel Ricciardo, 14º: "Não estou muito feliz com meu desempenho. Para ser sincero, estou decepcionado. Acho que o fim de semana estava indo bem e estávamos bastante confiantes para a classificação. No final, nunca estive totalmente confortável e senti que tive dificuldades com algo durante a volta. Portanto, não terminei a volta com a sensação de ter feito um bom trabalho. Quanto ao nosso carro e ritmo, como vocês podem ver onde Yuki [Tsunoda] está. Lá é onde esperávamos estar. Esta noite foi a que menos me senti confortável até agora. Mas indo para a corrida, a abordagem da pista e do carro é diferente, e estou mais confiante para amanhã. Acho que ainda há chances de somar alguns pontos"
Kevin Magnussen, 15º: "Para mim, não posso estar feliz com isso, não fiz uma boa volta na classificação. O lado positivo é que sentimos que fizemos algum progresso com o carro, por isso estou ansioso pela corrida de amanhã. Sei que o nosso ritmo de corrida é decente, por isso podemos ser mais competitivos, o que espero que seja o caso. E se for, será uma situação muito diferente do ano passado, onde sempre andávamos para trás. Estou arrasado com o que aconteceu hoje, mas ansioso pelo sábado"
Valtteri Bottas, 16º: "Não é segredo que não estamos onde esperávamos estar hoje. Como ponto positivo, tudo funcionou bem em nosso carro – infelizmente, o que nos faltou foi um pouco de desempenho em ritmo de classificação. Já vimos na última sessão de treinos, hoje cedo, que passar do Q2 seria uma tarefa difícil, já que o grid está muito próximo. Em termos de acerto, optamos por priorizar mais a corrida do que a classificação e esperamos tirar vantagem disso amanhã. Vamos trabalhar no ajuste fino do nosso pacote durante a noite para tentar extrair algo a mais antes da corrida"
Guanyu Zhou, 17º: "Infelizmente, não alcançamos o resultado que esperávamos hoje. Tem sido um fim de semana complicado e inconsistente para nós até agora e não conseguimos encontrar a configuração ideal nos últimos dois dias. Sabíamos que poderíamos ter dificuldades com nosso ritmo de classificação e que chegar ao Q3 poderia ser difícil, mas esperávamos ser mais competitivos. Embora minha volta não tenha sido perfeita, extrair mais 0s1 dela teria sido um desafio. E embora este não seja o melhor início de temporada, precisamos nos concentrar em nós mesmos e encontrar maneiras de extrair mais desempenho. Agora, é preciso analisar os dados, entender melhor nosso pacote e dar um passo à frente na corrida e nos próximos finais de semana. Amanhã é um novo dia e daremos tudo para compensar a posição perdida hoje"
Logan Sargeant, 18º: "A primeira tentativa foi boa, mas a segunda nem tanto. Estou um pouco confuso com a diferença de performance do pneu após duas tentativas. Parece que eu não tinha o composto adequado e perdi uma boa quantitidade de aderência na traseira. Estou um pouco decepcionado com a performance do carro, mas sabia que seria bem apertado e foi mesmo. É difícil dizer onde estamos exatamente no ritmo de corrida, mas sinto que estou bem confortável nesse sentido"
Esteban Ocon, 19º: Ocon vê falta de ritmo da Alpine no Bahrein, mas reconhece: “Não foi surpresa”
Pierre Gasly, 20º: Gasly vê saída no Q1 como realidade da Alpine no Bahrein: “Carro não reage como quero”