Leclerc diz que ninguém "deve reclamar" caso chuva force cancelamento na Bélgica
Charles Leclerc disse que as condições adversas podem fazer com que algumas atividades sejam canceladas no GP da Bélgica. Para o piloto da Ferrari, fãs não deveriam reclamar de preocupações com segurança
A previsão do tempo para a região de Spa-Francorchamps é de chuva para todo o final de semana, o que pode afetar a programação para o GP da Bélgica, a ser realizado no próximo domingo (30). Com os recentes acidentes graves que aconteceram no local, pilotos da Fórmula 1 temem pela segurança, com Charles Leclerc entre eles. Na opinião do monegasco, fãs e pilotos não deveriam reclamar caso a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) opte por cancelar as atividades devido ao clima ruim.
O tópico da visibilidade e da segurança dos pilotos tem sido um ponto importante de discussão nos bastidores, já que, no início deste mês, Dilano van 't Hoff, da FRECA, perdeu a vida em uma prova sob condições adversas na pista belga.
"Esse é um assunto para a FIA analisar de perto, especialmente em um fim de semana como este, em que parece que teremos muita chuva. Não se pode ter a pressão de iniciar a corrida apenas porque não tivemos treinos. Poderíamos estar nessa situação neste fim de semana. É óbvio dizer isso, mas a segurança deve vir em primeiro lugar e essa deve ser a prioridade. As pessoas, e nós pilotos em primeiro lugar, não devem reclamar se não tivermos nenhuma volta. Porque, com tudo o que aconteceu, não é seguro fazê-lo”, analisou o piloto da Ferrari.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Van 't Hoff foi a segunda morte em Spa nos últimos cinco anos, sendo que Anthoine Hubert faleceu após um acidente violento na corrida de Fórmula 2 em 2019. Esses dois incidentes trágicos levantaram questões sobre a segurança de Spa, e Leclerc destacou que existem medidas que o circuito pode adotar para melhorar a situação.
"Acho que existem algumas mudanças que poderiam fazer a diferença. Primeiro, nos muros após a Eau Rouge, deveríamos ter um pouco mais de espaço à esquerda e à direita. Se você perder o controle do carro, da forma como está agora, você vai bater neles e tem uma grande chance de se colocar em perigo. Essa é uma mudança que deveríamos considerar no futuro”, sugeriu o #16.
A falta de visibilidade dos pilotos em condições de chuva tem sido motivo de preocupação nos últimos tempos, incluindo um susto com Pierre Gasly e um veículo de recuperação na pista no GP do Japão no ano passado.
"A visibilidade é realmente difícil de expressar em palavras, exceto dizer que não vemos nada. Não estamos exagerando quando dizemos isso quando está chovendo. É realmente um grande problema para a F1 e para o automobilismo em geral. Qualquer monoposto tem bastante downforce e há muita água na pista, o que causa muitos acidentes porque não podemos reagir ao que está à nossa frente”, concluiu.