Sainz lidera TL1 de Mônaco encerrado em bandeira vermelha por acidente de Albon

O primeiro treino livre para o GP de Mônaco terminou com acidente de Alexander Albon e uma Ferrari na liderança: Carlos Sainz

FERRARI E HAMILTON NEGAM CONVERSAS, ALONSO ‘DE BOA’ COM HONDA + PRÉVIA DE MÔNACO | WGP

De volta a Monte Carlo, a Fórmula 1 realizou, na manhã desta sexta-feira (26), o primeiro treino livre para o GP de Mônaco. Acabou o tempo em que nada andava na sexta monegasca, a F1 aboliu a prática nos últimos anos e não mostra qualquer intenção de voltar atrás. Com a pista mais estreita do calendário cheia ao longo de toda a sessão, Carlos Sainz levou a melhor e foi o mais rápido.

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Numa sessão de nenhum trabalho representativo de pneus macios e mais borrachas duras que médias, Sainz levou a melhor por bons 0s338 de frente para Fernando Alonso, na Aston Martin. O terceiro posto foi de Lewis Hamilton, na repaginada Mercedes, que terminou 0s663 mais lento. Para fechar o top-4 com quatro equipes diferentes, Sergio Pérez.

Charles Leclerc, piloto da casa, ainda apareceu na frente do líder do campeonato, Max Verstappen. O holandês sentiu muitas dificuldades ao longo do treino, relatando um carro com quiques e embreagem difícil. Chegou a avisar que voltaria aos boxes porque senão ia bater.

Lando Norris, Esteban Ocon, Lance Stroll e Alexander Albon fecharam o top-10. Albon, aliás, foi quem fechou o treino, porque a cerca de cinco minutos do fim, perdeu a traseira do Williams na St. Dévote e terminou com uma pancada no muro. Bandeira vermelha e fim de papo. Uma bandeira vermelha anterior havia aparecido quando Nico Hülkenberg sofreu furo do pneu depois de triscar o muro e acabou rodando na chicane. A vermelha foi, então, por detritos no traçado, já que o alemão conseguiu ir aos boxes.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GRANDE PRÊMIO também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. Logo mais, o TL2 está marcado para as 12h (de Brasília, GMT-3).

Carlos Sainz foi o mais rápido da manhã (Foto: AFP)

Confira como foi o TL1:

Chegou a hora da Fórmula 1 retornar à Mônaco! Às 13h30 do horário do Principado (8h30 de Brasília, GMT-3), a categoria tomava a pista estreita de Monte Carlo. A temperatura aparecia em 26°C, com a pista chegando a acalorados 47°C. Isso graças ao sol, que reinava sozinho, com quase nenhuma nuvem no céu da Riviera.

A atividade apresentava uma novidade, que fora confirmada nos últimos dias e era vista somente agora: a pintura especial da McLaren, que comemorava as vitórias em Mônaco, Le Mans e Indianápolis. A Williams também entrou na brincadeira e anunciou, pouco antes da sessão, uma votação popular para definir uma pintura especial a ser usada nos GPs de Singapura, Japão e Catar.

De cara, nada a aguardar por parte dos pilotos. Praticamente todos alinharam na fila ou nos instantes seguintes da luz verde e tomaram o traçado. Pista cheia desde o começo. Sergio Pérez, vencedor da corrida do ano passado, foi um deles e se apressou até para buscar a primeira volta cronometrada. Mas, como é Mônaco, foi pego pelo tráfego e acabou atrapalhado. Valtteri Bottas, que vinha em seguida, também. Assim, foi Lando Norris o primeiro a cravar volta rápida: 1min18s618.

Evidentemente, com a pista cheia, muita gente completava volta nos segundos seguintes. Com a pista melhorando, o normal era melhorar ainda mais. As duas Aston Martin tomaram a dianteira, bem como George Russell, antes de Norris aparecer lá novamente, agora com 1min16s875.

Sergio Pérez ganhou a corrida no ano passado (Foto: Red Bull Content Pool)

E o líder do campeonato? Max Verstappen não estava na frente e, mais que isso, mostrava certo desconforto no carro. Já enquanto saía do pit-lane, reclamou da embreagem, dura demais. Na realidade, até na imagem dava para ouvir o som da embreagem fazendo força. As reclamações continuaram até que, com 18 minutos de treino, avisou: "vou voltar para os boxes, pessoal, ou vou bater com o setup assim".

As imagens de Mônaco, sempre impressionantes, mostravam a proximidade dos carros com o muro. E não apenas proximidade: Carlos Sainz e Norris chegaram a tocar de maneira lateral, sem causar danos, mas mostrando como tudo está constantemente perto de dar problema grave em Monte Carlo.

Piloto da casa, Charles Leclerc era mais um a assumir a ponta do primeiro treino livre, agora já na casa de 1min14s. Sainz faria semelhante em seguida e cruzaria 1min14s401, nova ponta, mesmo com certo tráfego pela frente no último setor.

Depois de dois toques que não renderam grande problema, o primeiro impacto mais sério veio das mãos de Stroll. O canadense viu o carro sair de traseira na saída da Noghes e acertar a barreira de proteção com o pneu traseiro esquerdo. "Aparentemente, tudo ok com o carro", aviso à Aston Martin.

A escolha preponderante de pneus nos primeiros 20 minutos era de uso dos duros, embora a Ferrari aparecesse na frente com os médios. A Pirelli disponibilizou a gama mais macia de pneus para o fim de semana: C3, C4 e C5 como, nesta ordem, duros, médios e macios.

Logan Sargeant foi vítima do primeiro problema de carro. Na entrada do túnel, o novato americano apareceu lento e avisando, via rádio, que alguma coisa estava errada com o carro. Para ele, a sensação era de que um dos pneus estava a ponto de se soltar. A Williams pediu que fosse aos boxes, algo que conseguiu sem precisar travar a sessão na pista. Após algumas mexidas, voltou ao trabalho.

George Russell e o novo W14 (Foto: Mercedes)

E quase na marca de meio treino, Lewis Hamilton surgiu na dianteira! Com 1min14s035, passou a liderar. Com 30 minutos feitos e mais 30 pela frente, Hamilton e Sainz eram os dois primeiros, com Norris, Verstappen, Leclerc, Alonso, Alexander Albon, Pérez, Yuki Tsunoda e Oscar Piastri completando o top-10.

Se Hamilton tirava bastante do carro àquela altura, Russell mostrava algumas dificuldades. No rádio, avisou ter a sensação de que "os freios não estão desacelerando o carro muito bem". Algo que normalmente já seria ruim, mas em Mônaco é desastroso. A Mercedes tentava encontrar o caminho no que era a primeira atividade oficial do 'novo' W14. Entre as várias mudanças feitas, a equipe enterrou o conceito do 'zeropod' e levou a Monte Carlo um desenho mais tradicional, com as curvas dos sidepods, sumidas desde 2021 nas Flechas Prateadas.

Entre os primeiros colocados, apenas Alonso havia feito o tempo com pneus duros. E os macios sequer entraram em ação até aquele ponto. Russell voltava a falar com a Mercedes das dificuldades, agora afirmava que não conseguia confiar nos pneus. A traseira do carro, segundo ele, estava frouxa demais e causava escorregões.

Magnussen tocou o muro e terminou de pneu furado (Foto: Reprodução)

E, aí, a paralisação. Nico Hülkenberg sofreu um furo de pneu na tomada da chicane, algo que fez o carro rodar. A imagem seguinte mostrou que o furo do pneu veio por conta de uma esfregada no muro, uma daquelas que Mônaco proporciona. Assim, então, bandeira vermelha por conta de destroços na pista. Mas durou pouco, menos de cinco minutos.

Aí, o ataque de Alonso com pneus médios: o espanhol anotou 1min13s907 e assumiu a dianteira. Apenas por instantes, uma vez que Sainz acelerou para 1min13s690 com dez minutos ainda pela frente.

Se a expectativa era de voltas rápidas nos minutos finais, nada feito. Albon perdeu a traseira do carro na St. Dévote e terminou com uma pancada no muro. A parte de trás do Williams ficou bastante danificada e o carro, parado no meio da pista. Assim, bandeira vermelha e rápida definição de que a atividade não seria retomada. Sainz terminou com a liderança.

Fórmula 1, GP de Mônaco, Monte Carlo, TL1:

1C SAINZ JRFerrari1:13.372 
2F ALONSOAston Martin Mercedes1:13.710+0.338
3L HAMILTONMercedes1:14.035+0.663
4S PÉREZRed Bull Honda1:14.038+0.666
5C LECLERCFerrari1:14.093+0.721
6M VERSTAPPENRed Bull Honda1:14.244+0.872
7L NORRISMcLaren Mercedes1:14.467+1.095
8E OCONAlpine1:14.585+1.213
9L STROLLAston Martin Mercedes1:14.653+1.281
10A ALBONWilliams Mercedes1:14.666+1.294
11V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:14.718+1.346
12K MAGNUSSENHaas Ferrari1:14.725+1.353
13Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:14.820+1.448
14P GASLYAlpine1:14.866+1.494
15G RUSSELLMercedes1:15.066+1.694
16N DE VRIESAlphaTauri Honda1:15.083+1.711
17O PIASTRIMcLaren Mercedes1:15.192+1.820
18L SARGEANTWilliams Mercedes1:15.557+2.185
19G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:15.684+2.312
20N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:15.785+2.413
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