Sainz critica formato de classificação da F1 na Hungria: “Muito monótono e chato”

Depois que os pilotos passaram a maior parte dos treinos livres nos boxes para economizar pneus, Carlos Sainz criticou o novo formato de classificação testado pela Fórmula 1

Depois de Lewis Hamilton e Max Verstappen expressarem suas opiniões em relação ao novo formato de classificação que a Fórmula 1 adotou para o GP da Hungria, foi a vez de Carlos Sainz se posicionar. E o titular da Ferrari seguiu uma linha de pensamento bem similar à de seus companheiros de grid e descreveu o fim de semana como “chato” e “monótono”.

Visando poupar pneus junto à Pirelli, a F1 decidiu que equipes e pilotos teriam compostos obrigatórios em cada fase da classificação. Ou seja, pneus duros para o Q1, médios para o Q2 e macios para o Q3.

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Para Sainz, a quantidade de pneus na Hungria foi insuficiente para o número de sessões na pista (Foto: AFP)

A medida também fez a fornecedora italiana distribuir dois jogos de pneus a menos para o fim de semana em Budapeste: foi de 13 para 11. Sendo quatro macios, quatro médios e outros três duros. A mudança já teve efeito logo nos treinos livres, com os carros passando menos tempo na pista para poupar equipamento. Por isso, Sainz criticou a dinâmica da etapa húngara.

“Acho [as regras de pneus] interessante para a classificação. No resto do fim de semana, muito monótono e muito chato. Chegamos aqui na quarta-feira para preparar tudo e na sexta você passa mais tempo na garagem do que correndo porque não temos pneus. Então, por que se preocupar em fazer duas sessões de treinos de uma hora se você não tem pneus para correr?”, questionou Sainz.

Carlos entende que é importante tornar o esporte mais sustentável, mas pediu para que a Pirelli e a Fórmula 1 tentassem alcançar esse objetivo de forma mais inteligente.

“Pode ser pela sustentabilidade. Mas, ao mesmo tempo, há quatro conjuntos de intermediários, três conjuntos de molhados que às vezes nem tocamos em todo o fim de semana. São sete jogos de pneus vezes 20 pilotos. Há outras coisas também para olhar. Além disso, se você quer que os carros funcionem para os fãs, acho que é algo que você precisa levar em consideração”, finalizou Sainz.

Fórmula 1 volta já no próximo final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, para a disputa do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO e em TEMPO REAL. Sábado e domingo, ainda tem a transmissão em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, no canal 1 do GP no YouTube.