Fórmula 1

Sainz admite erro em uso de pneus macios na sprint dos EUA: "Defendi a corrida toda"

Único a largar com pneus macios na sprint dos EUA, Carlos Sainz sofreu com o desgaste ao longo da prova e admitiu o erro. Por outro lado, decisão economizou jogo de médios para a corrida

Carlos Sainz foi o único piloto do grid a arriscar os pneus macios na largada da corrida sprint do GP dos EUA, disputada neste sábado (21), em Austin. Desde o início calçando os compostos de faixa vermelha, o espanhol sentiu a dificuldade na gestão da borracha e precisou se defender praticamente durante toda a disputa, logo depois de um início forte. No fim, terminou em sexto.

Depois da primeira prova do fim de semana, o espanhol admitiu que a escolha foi um erro, mas ressaltou a importância de ter aprendido sobre o comportamento dos pneus. Além disso, o piloto conseguiu segurar George Russell e limitar os danos, fechando na mesma posição em que largou.

[relacionadas]

"Não [fiquei feliz com os macios]", admitiu Sainz. "Quando percebi que era o único carro com pneus macios no grid, pensei: 'provavelmente não acertamos'. Depois de duas ou três voltas, percebi que os médios eram simplesmente mais rápidos durante todo o stint", destacou.

"É algo para aprender, para melhorar no futuro", apontou. "Pelo menos, consegui manter minha posição. Acho que, com pneus médios, teríamos feito um trabalho melhor. Mas salvamos o sexto lugar, passei a corrida toda me defendendo. Tentei meu melhor", ressaltou.

Sainz sofreu forte pressão durante toda a corrida após largar de macios (Foto: Ferrari)

Por outro lado, o uso dos pneus macios na corrida sprint significa que Sainz poupou um jogo de médios para a prova principal, prevista para o domingo. Em uma pista que tem gerado um desgaste importante nos compostos, a medida pode gerar uma vantagem para o espanhol.

"Definitivamente, acho que estamos em uma posição melhor para a corrida de amanhã, porque também entendemos como os macios funcionam", analisou. "Pelo menos, chegaremos sabendo como os pneus se comportam", frisou.

"Assim, podemos focar em fazer o máximo amanhã, que é quando os pontos de verdade virão", afirmou. "Hoje foi duro, mas, pelo menos aprendemos alguma coisa", finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1. No domingo, a corrida oficial larga às 16h (de Brasília, GMT-3).

GRANDE PRÊMIO ainda exibe classificação, corrida curta e a corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporteatravés da GPTV — o início das transmissões se dá 15 minutos antes das atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!