5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP de Mônaco da Fórmula 1 2023

O primeiro dia de atividades de pista da Fórmula 1 do GP de Mônaco contou com as primeiras indicações do que o fim de semana guarda

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Após situação difícil que a Fórmula 1 encontrou em Ímola na semana passada, no centro do caos climático que se passava no norte da Itália e o cancelamento subsequente do GP da Emília-Romanha, os carros voltaram à pista nesta sexta-feira (26) de treinos livres para abrir a perna europeia do campeonato com o GP de Mônaco. E mostrou os primeiros indicativos do que está por vir ao longo dos próximos dias.

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No segundo treino livre, quando o ritmo fica mais escancarado, até mesmo pelo uso dos pneus macios, Max Verstappen liderou, mas sem sobrar muito. A Ferrari se aproximou, mas viu Carlos Sainz bater. Fernando Alonso apareceu em quarto, seguido por Lando Norris e o melhor da dupla da 'nova' Mercedes, Lewis Hamilton. Sergio Pérez foi só oitavo, com Valtteri Bottas apontando na frente dos dois carros da Alpine.

O que dá, então, para tirar do que se viu nos dois treinos e como isso impacta expectativas para classificação e corrida? É o que falamos agora.

Confira os cinco pontos:

Max Verstappen terminou o TL2 na frente (Foto: Red Bull Content Pool)

Não só a Red Bull, mas ainda a Red Bull

A situação foi exposta pela própria Red Bull e até por outros atores da Fórmula 1 ao longo da semana: a chance de vencer uma corrida em 2023, tirar das mãos dos taurinos, é exatamente em Mônaco. Ao menos é a fotografia de momento, com as excentricidades da pista mais estreita e de maior downforce do ano se colocando em oposição à obviedade do controle das ações da Red Bull. E, aí, vieram os primeiros dois treinos.

Verstappen sofreu bastante na primeira sessão, ao sentir um carro com quiques, incertezas e embreagem dura. "Pessoal, estou voltando para os boxes, porque, com o carro assim, vou acabar batendo", disse em determinado momento no TL1. Embora tenha liderado o TL2 no fim das contas, precisou de mais voltas de pneus macios. A questão é que nos 20 primeiros minutos do segundo treino, quando as simulações de corrida mandavam na pista, Verstappen e Sergio Pérez tinham boa vantagem na velocidade dos setores.

Só que o ritmo de corrida define bem menos coisa que em qualquer outro lugar do mundo. E o ritmo de classificação está tremendamente compacto: sequer dá para dizer que a Red Bull está muito na frente de Ferrari e Aston Martin. Largar atrás significa ficar preso atrás de quem se deu melhor aos sábados, ainda que o potencial de corrida seja superior.

Lewis Hamilton foi quem mais entendeu o novo W14 (Foto: Mercedes)

'Novo' W14 ainda busca caminho, mas mostra evolução

Lewis Hamilton gostou. "Sei que não é o lugar para testar uma atualização, mas o carro estava bom no geral. Definitivamente, senti que evoluímos e fico feliz com isso. Temos questões, mas não vou dizer onde. Está muito claro para mim onde está a falta de performance, mas vamos pensar como equipe e descobrir como melhorar dentro do que temos”, afirmou após as atividades no Principado.

Com toda a expectativa criada, deu para notar as muitas diferenças no W14 atualizado: sidepods, entradas de ar, asa traseira e afins. Só que o resultado que saiu disso ainda não foi tão animador assim. George Russell sofreu durante o dia e reclamou da traseira solta, falta de confiança nos pneus e freios deficitários. Hamilton realmente se entendeu melhor com o carro atualizado, mas a comparação tanto do ritmo de classificação quando de corrida está claramente abaixo das rivais. Mas é só o começo.

Carlos Sainz bateu na Piscina durante o TL2 em Mônaco (Vídeo: Reprodução/F1 TV/Sky Sports)

Maior problema da Ferrari continua

Se a sexta-feira ensinou alguma coisa é que a Ferrari tem chances verdadeiras de ganhar o GP de Mônaco. O ritmo de classificação é bastante impressionante, talvez até melhor que o da Red Bull de maneira geral, e isso, em Monte Carlo, significa muito. Só que o maior dos problemas continua: os pilotos erram e batem muito. Desta feita, foi Carlos Sainz, que encerrou o TL2 com uma pancada lateral no muro do setor da Piscina.

Antes disso, os dois quase se acharam na parte inicial do treino. Por mais que Charles Leclerc e Sainz tenham um bom carro em mãos e uma circunstância finalmente favorável, vão continuar a jogar tudo pelos ares enquanto errarem constantemente. Mas que a equipe vermelha está na briga, está. E está firme.

Lando Norris se entende bem com Mônaco (Foto: McLaren)

Norris e o caso de amor com Mônaco

Lando Norris tem um caso de amor cada vez mais claro com Monte Carlo. Nos dois anos desde a ausência de Mônaco do calendário por conta da pandemia, Norris 'furou' os favoritos na classificação. E indicou novamente que pode acontecer, mesmo que a McLaren tenha oferecido sensações mistas. Oscar Piastri não conseguiu emplacar voltas limpas e ficou entre os piores do dia. Norris, contudo, mostrou velocidade.

Não apenas foi o quinto colocado do TL2, mas teve a sexta melhor volta no que diz respeito às voltas descritas por setor: melhor que ele, apenas Verstappen, Alonso, Hamilton e as Ferrari. Promete. De novo!

Valtteri Bottas na Alfa Romeo repaginada (Foto: Alfa Romeo)

Olho na Alfa Romeo repaginada

Pelos lados da Alfa Romeo, a decisão foi esconder o rechonchudo pacote de atualizações ao longo do primeiro treino livre. Mas as mudanças apareceram no intervalo. "Precisamos alcançar os demais e assumir os riscos para isso. Os dois carros ficam com a atualização. Queremos dar os primeiros passos em Mônaco e despejar o potencial em Barcelona", afirmou o chefe Alessandro Bravi.

Embora o ritmo de corrida não tenha sido a coisa mais impressionante do mundo, o que não chega a ser surpresa para uma estreia em situação assim, o ritmo de classificação foi bastante positivo. O resultado de Valtteri Bottas foi o oitavo lugar, mas o ritmo das voltas com melhores setores também o colocava entre os primeiros dez. E na frente da Alpine, assim como das demais equipes do pelotão intermediário. Só Norris foi melhor. Se Guanyu Zhou não chegou a tanto, mostrou vantagem para AlphaTauri, Williams e um dos carros de McLaren e Haas.

GRANDE PRÊMIO analisa todas as atividades da Fórmula 1 em Mônaco no Briefing, programa que vai ao ar após o segundo treino livre, a classificação e a corrida principal, sempre no canal do GP no YouTube. Além disso, o GP também comenta a definição do grid e a corrida em segunda tela na parceria com a Voz do Esporte. E acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco. No sábado, o TL3 está marcado para as 7:30 (de Brasília, GMT-3). A classificação começa às 11h.

Os melhores momentos do TL2 do GP de Mônaco de Fórmula 1 (Vídeo: F1)