Toyota faz dobradinha nas 1000 Milhas de Sebring no WEC. Ferrari fecha em terceiro

O trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López bateu o Toyota #8, de Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hiwakawa, na etapa de abertura do Mundial de Endurance nos hipercarros

E deu Toyota no nas 1000 Milhas de Sebring, etapa que abriu o calendário do Mundial de Endurance 2023. O híbrido GR010 #7, pilotado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López bateu o trio do Toyota #8, formado por Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa, nos hipercarros. A Ferrari 499P #50, de Antonio Fuoco/Miguel Molina/Nicklas Nielsen fechou em terceiro.

O Toyota #7 assumiu a liderança na saída rápida de López na quinta hora, enquanto Hirakawa, ao volante do #8, levou mais tempo para retornar à competição. A disputa foi acirrada até o fim, com a diferença entre primeiro e segundo colocado girando sempre na casa dos 2s.

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O #50 da Ferrari fechou o pódio das 1000 Milhas de Sebring (Foto: WEC)

A briga pelo terceiro lugar também foi intensa. Pole-position, o trio da Ferrari #50 acabou se complicando com o safety-car e um drive-through na relargada, além de uma punição de 5s por não cumprir o procedimento correto. O resultado de tudo isso foram duas voltas de atraso em relação aos líderes.

O trio a bordo do Cadillac #2 (Earl Bamber/Alex Lynn/Richard Westbrook) completou em quarto lugar, à frente dos Porsche #5 e #6, respectivamente. A Ferrari #51, guiada por Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi cruzou a linha de chegada apenas em 15º no geral, sétimo no hipercarros.

Na classe LMP2, Oliver Jarvis liderou a parte inicial da corrida, mas o Oreca #7 teve problemas na quarta hora, perdendo a chance de repetir a vitória do ano passado. Depois, a equipe United AutoSports confirmou a causa: uma falha elétrica provocada por um acessório da câmera instalada no carro para a transmissão".

A vitória na classe ficou com o trio do Oreca #48 David Beckmann/ Ye Yifei/ Will Stevens, da equipe JOTA, com mais dois carros da marca francesa na sequência: o trio Frederick Lubin/ Philip Hanson/ Filipe Albuquerque (United AutoSports) em segundo e Doriane Pin/ Mirko Bortolotti/Daniil Kvyat (Prema) em terceiro.

Na LM GTE AM, deu o Corvette #33 na frente, sob o comando de Ben Keating, Nicky Catsburg e Nicolas Varrone. A liderança do trio veio após o Porsche 911 #85 da equipe Iron Dames se envolver num incidente, danificando toda a parte traseira do carro.

Mais um Porsche chegou em segundo, da Dempsey-Proton, tendo Christian Ried, Mikkel Pedersen e Julien Andlauer como pilotos. A Ferrari 488 #57, de Takeshi Kimura/Scott Huffaker/Daniel Serra fechou na terceira posição.

Entre os brasileiros, além de Serra, Pietro Fittipaldi ajudou o trio a bordo do Oreca #28, da JOTA, a chegar em sexto na LMP2, enquanto André Negrão (Alpine) ficou em 11º na mesma classe com sua equipe.