Albuquerque e Taylor vencem 6 Horas de Watkins Glen pelo IMSA. Derani é 5º

Pela classe principal do campeonato americano de endurance, a DPi, americano e português levaram a melhor, enquanto o brasileiro Pipo Derani foi o quinto. Outros pilotos do país envolvidos na disputa, Felipe Fraga dominou e triunfou na LMP3, e Daniel Serra foi o segundo na GTD Pro

QUAIS PILOTOS PODEM SURGIR NO GRID DA INDY EM 2023?

Pela sétima etapa da temporada de 2022 do IMSA, campeonato americano de endurance, Filipe Albuquerque e Ricky Taylor levaram a Acura #10 da Wayne Taylor Racing à glória no último domingo (26). Na classe principal da categoria, a DPi, a dupla venceu as 6 Horas de Watkins Glen e chegou à frente de Tom Blomqvist e Oliver Jarvis.

Não sem emoção, claro. Com danos no carro, pouco combustível e uma manobra arriscada, Albuquerque ultrapassou Blomqvist no fim e segurou a pressão rival para vencer a prova – que ficou sob longo regime de bandeira vermelha durante sua disputa, devido à tempestade de raios e chuva no circuito americano.

A tumultuada etapa do IMSA – que teve, inclusive, seis bandeiras amarelas – contou também com brasileiro no top-5. Pela DPi, Pipo Derani, Olivier Pla e Mike Conway cruzaram a linha de chegada na quinta colocação, imediatamente à frente de Mike Rockenfeller, Jimmie Johnson e Kamui Kobayashi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sébastien Bourdais/Renger van der Zande (3º), Earl Bamber/Alex Lynn (4º) e Tristan Vautier/Richard Westbrook/Loic Duval (7º) completaram a tabela de competidores da classe principal.

“Foi realmente doido. Quando você acredita em algo, precisa manter o pé no acelerador. Não sabia se conseguiria terminar a corrida”, disse Albuquerque que, junto de Taylor, reassumiu a liderança da tabela após chegar em Watkins Glen com 13 pontos de desvantagem – agora, são 17 pontos à frente de Blomqvist e Jarvis no campeonato.

LEIA TAMBÉM
+ Elliott vence prova da Nascar interrompida duas vezes por raios e chuva em Nashville

“Não é uma grande diferença. Você pode acabar com ela em uma sessão classificatória. Está muito apertado. O bom que podemos tirar disso é que vamos continuar tentando abrir vantagem com relação à Cadillac. No fim das contas, realmente queremos trazer o campeonato para a Acura”, completou o americano.

Esta foi a 48ª vitória da Wayne Taylor e a quinta do time em Watkins Glen. A Acura #10 venceu três das últimas quatro corridas, tendo triunfado também em Laguna Seca e Mid-Ohio. Blomqvist e Jarvis, por sua vez, ficam com gosto amargo na boca: após assumirem a pole-position para as 6 Horas, lideraram por 77 voltas mas viram a estratégia rival – de tentar vencer a prova com um pit-stop a menos – funcionar.

Na classe LMP2, quem venceu – pela 27ª vez – foi a PR1/Mathiasen, com Scott Huffaker, Ben Keating e Mikkel Jensen. Este foi o segundo triunfo do trio na temporada, com John Farano, Louis Déletraz e Rui Pinto de Andrade, da Tower, em segundo.

Felipe Fraga venceu em Watkins Glen pela LMP3 (Foto: IMSA)

Já na LMP3, teve triunfo brasileiro. Felipe Fraga, Gar Robinson e o terceiro piloto da Riley, Kay van Berlo, dominaram e venceram sem sustos. “Não fiz muito hoje, honestamente, por conta da bandeira vermelha. Gar começou e devolveu o carro em um pedaço inteiro, então Kay completou o serviço e eu cheguei já na primeira posição. No fim, estava apenas andando junto dos carros GT e indo tranquilo para a vitória. Obrigado a eles (Robinson e van Berlo), que fizeram minha vida fácil hoje”, afirmou Fraga.

Por fim, na GTD, vitória de Maxime Martin/Ian James/Roman de Angelis. Na GTD Pro, Alex Riberas Bou/Ross Gunn triunfaram, com o brasileiro Daniel Serra e Davide Rigon ficando na segunda colocação.

O IMSA retorna às ações no próximo fim de semana para uma prova de duas horas e quarenta minutos de duração, em Ontario, no Canadá. Esta será a oitava da temporada de 2022 do tradicional campeonato americano de endurance.

DRUGOVICH E F1 2023: QUAL CENÁRIO REAL PARA PILOTOS QUE VÊM DA BASE?

O post Albuquerque e Taylor vencem 6 Horas de Watkins Glen pelo IMSA. Derani é 5º apareceu primeiro em Grande Prêmio.