IMSA faz mudança e decide tirar LMP3 do campeonato a partir de 2024

Das cinco classes hoje existentes, o IMSA reduzirá para quatro — GTP, LMP2, GTD e GTD Pro —, deixando a LMP3 como uma competição à parte, ao menos até 2026

O campeonato do IMSA a partir de 2024 será um pouco diferente. Isso porque, das cinco classes hoje existentes, a categoria reduzirá para quatro — GTP, LMP2, GTD e GTD Pro —, deixando a LMP3 como uma competição à parte, ao menos até 2026.

A LMP3 'subiu' para a competição em 2021, para ajudar a reforçar o interesse na DPi e LMP2. E conseguiram, de fato, amplificar o grid: neste ano, 11 carros disputam a classe. A questão é que, com a introdução da classe GTP com motor híbrido, o espaço ficou menor.

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“A classe LMP3 contribuiu para o crescimento e sucesso do IMSA desde 2021”, disse o presidente John Doonan. “Com isso, surgiram espaços em muitos eventos para testar os limites de capacidade que temos em algumas pistas do IMSA. Esperamos que essa tendência de crescimento continue em 2024 e além, tornando necessário ter apenas as classes GTP e LMP2", seguiu.

IMSA terá campeonato diferente a partir de 2024 (Foto: Porsche)

No ano que vem, a LMP3 estará junto à GT4 para disputar a VP Racing SportsCar Challenge, que estreou em 2023, e segue com mesmo objetivo: nutrir e desenvolver competidores a protótipos de equipes e pilotos.

“Já vimos a promessa que o VP Racing SportsCar Challenge mantém nos dois primeiros fins de semana do evento. Vimos um aumento considerável de inscrições entre a primeira corrida da temporada, em Daytona, e a segunda rodada em Sebring, a competição é acirrada", colocou Doonan.

"O formato de duas corridas sprint de 45 minutos em um fim de semana permite que os participantes do LMP3 corram para vitórias gerais, enquanto os competidores nas classes LMP3 e GSX ganham uma valiosa experiência em corridas multiclasses. É o melhor ambiente de aprendizado para pilotos e equipes que buscam subir à escada do IMSA", concluiu.