Hyundai esnoba F1 e se prepara para lançar equipe do WEC nos hipercarros

A sul-coreana Hyundai definiu qual será o próximo passo no automobilismo, em paralelo a sucesso no rali: os hipercarros do WEC

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Há mais uma montadora de grande porte em preparação para mergulhar no Mundial de Endurance, o WEC, na classe dos hipercarros. A Hyundai já busca estafe preparado para comandar o projeto e monta as bases para oficializar a aventura nos próximos anos.

A informação foi dada inicialmente pela revista francesa Auto Hebdo. De acordo com a publicação, existe uma investigação interna na Hyundai há algum tempo para desvendar um mistério específico: qual categoria de alto rendimento e custos seria melhor solução para a marca a médio prazo. O WEC foi visto como solução.

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O planejamento é tão sério que a marca, atualmente com o ex-chefe da Renault na Fórmula 1, Cyril Abiteboul, como diretor-esportivo, que já sondou está em fase de contratações. O ex-diretor-técnico da Williams na F1, François-Xavier 'FX' Demaison, foi procurado para tomar a frente da ideia. De acordo com a publicação, o plano é chegar ao WEC "a médio prazo", mas ainda sem data específica. Demaison está livre desde que deixou a Williams junto de Jost Capito, no fim de 2022.

A Hyundai tem muita tradição no Mundial de Rali (WRC) e já empilha resultados expressivos desde que retomou o programa, na década passada. Esteve no top-2 do Mundial de Construtores nas seis últimas etapas, com direito ao bicampeonato de 2019 e 2020 — bateu na trave várias vezes entre os Pilotos, com cinco vices de Thierry Neuville e um de Ott Tänak.

F1; DANIEL RICCIARDO; CYRIL ABITEBOUL;
Cyril Abiteboul foi chefe da Renault na Fórmula 1 até 2020 (Foto: Renault)

No fim do mês passado, Abiteboul dera entre vista falando sobre as possibilidades da marca coreana, inclusive na F1, onde era especulada como possível interessada em fabricar motores a partir de 2026.

"O Grupo Hyundai está ativamente procurando programas agora. Estamos há dez anos no WRC. O cenário base é ficar com o WRC, porque, quando você constrói uma relação da marca, essa relação só é válida se for sustentável. Hoje há um legado da Hyundai no WRC, então o objetivo principal é fazer com que isso evolua. Faz sentido ficar num esporte que estamos há dez anos", disse Abiteboul em declaração ao site RacingNews365.

O que o francês deixou claro, entretanto, é que a Hyundai estava mais interessada em marcas ligadas à tecnologia EV [veículos elétricos, na tradução para o português] e onde pudesse utilizar as estruturas de carros que vão ao mercado, com fins de promoção. No WRC, por exemplo, utiliza versão modificada do i20 N hatchback.

"A promoção de produtos é muito importante para a gente e, hoje, não é uma coisa [que importe à] F1. Então, ficaremos concentrados em categorias que promovem a tecnologia de eletrificação, especialmente para beneficiar nossa marca de carros N. É para isso que precisamos do automobilismo. Qualquer plataforma que ajude, avaliaremos", finalizou.

O que ainda não ficou claro é se a Hyundai já definiu se pretende entrar no conjunto de regras específico para o WEC, onde estão Toyota, Ferrari e Peugeot, ou se no conjunto que abrange WEC e IMSA, como Porsche, Cadillac, BMW e Alpine.

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