O fim de semana dos dias 10 e 11 de junho no esporte a motor será marcado pela 91ª edição das 24 Horas de Le Mans. A mais tradicional prova no endurance mundial — válida também como quarta etapa da temporada 2023 do WEC — terá um elemento especial: será a prova do centenário da primeira edição, em 1923.
A prova do centenário, inclusive, contará com um grid muito mais cheio na principal classe em comparação com os anos anteriores. Depois da introdução do regulamento dos hipercarros e a fusão de regulamento com o IMSA, mais marcas optam por participar de Le Mans neste ano. Se o grid de 2022 tinha apenas cinco carros na classe principal, serão 18 inscrições em 2023, o maior número desde 2012.
O grid cheio também aumenta a expectativa pelo fim do domínio da Toyota. A montadora japonesa tem promovido uma dinastia em Le Mans após esperar tanto tempo pela primeira vitória. O domínio foi forte ao ponto do WEC correr atrás de um novo regulamento e evitar o esvaziamento total da categoria, que sofreu duras perdas com as saídas de Audi e Porsche.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Apesar da reaparição da Porsche, além das chegadas de Peugeot, Ferrari e Cadillac em Le Mans, o favoritismo ainda fica com a Toyota, que faturou as três provas do Mundial de Endurance disputadas até aqui, em Sebring, Portimão e Spa-Francorchamps.
O trio formado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa — atual vencedor de Le Mans — chega em La Sarthe como líder do campeonato. Apesar de ter uma vitória a menos que Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López, a regularidade ajudou a turma do Toyota #7 a chegar na França com a liderança do campeonato.
Entre as novas inscrições, quem surge com mais expectativas de tentar desafiar a Toyota é a Ferrari. O carro #50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, já somou dois pódios na temporada e liderou a primeira parte do Test Day, no último domingo. Já o #51, com o ex-F1 Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, ficou com a ponta na segunda parte dos testes.
A classe dos hipercarros contará com dois brasileiros. Felipe Nasr retorna para a terceira participação consecutiva — e quarta no geral — e estreando entre os principais. Ele será um dos pilotos do Porsche Penske #75, dividindo carro com o francês Mathieu Jaminet e o inglês Nick Tandy.
Pipo Derani é um nome mais frequente. Desde 2015, o piloto ficou fora apenas da edição de 2020. Após duas participações recentes pela Glickenhaus na classe dos hipercarros, fechou com a Action Express e dividirá carro com os ingleses Jack Aitken e Alexander Sims.
A edição 2023 das 24 Horas de Le Mans tem largada às 11h00 (de Brasília, GMT-3) deste sábado (10).
Carro | Piloto | Piloto | Piloto | |
2 | Cadillac | Earl Bamber | Alex Lynn | Richard Westbrook |
3 | Cadillac | Sébastien Bourdais | Scott Dixon | Renger van der Zande |
4 | Vanwall | Tom Dillmann | Esteban Guerrieri | Tristan Vautier |
5 | Porsche Penske | Dane Cameron | Michael Christensen | Frédéric Makowiecki |
6 | Porsche Penske | Kévin Estre | André Lotterer | Laurens Vanthoor |
7 | Toyota | Mike Conway | Kamui Kobayashi | José María López |
8 | Toyota | Sébastien Buemi | Brendon Hartley | Ryo Hirakawa |
38 | Team Jota | António Félix da Costa | Will Stevens | Ye Yifei |
50 | Ferrari AF Corse | Antonio Fuoco | Miguel Molina | Nicklas Nielsen |
51 | Ferrari AF Corse | James Calado | Antonio Giovinazzi | Alessandro Pier Guidi |
75 | Porsche Penske | Mathieu Jaminet | Felipe Nasr | Nick Tandy |
93 | Peugeot | Paul di Resta | Mikkel Jensen | Jean-Éric Vergne |
94 | Peugeot | Loic Duval | Gustavo Menezes | Nico Müller |
311 | Action Express | Jack Aitken | Pipo Derani | Alexander Sims |
708 | Glickenhaus | Ryan Briscoe | Romain Dumas | Olivier Pla |
709 | Glickenhaus | Nathanaël Berthon | Esteban Gutiérrez | Franck Mailleux |