Disputada desde 1923 e pronta para comemorar o centenário este ano, a tradicional prova de 24 Horas de Le Mans se prepara para sua 91ª edição com o maior número de entradas em sua classe principal desde 2011: serão 16 hipercarros na disputa, em um pelotão composto por incríveis 62 carros — 24 LMP2, 21 LMGTE Am e um Garage 56, que participa da prova na classe 'Innovative Car' e não será incluído na classificação oficial.
A relação oficial de inscritas foi divulgada na última segunda-feira (27), e sete equipes estarão disputando a classe principal em Le Mans: a Toyota puxa a fila, buscando sua sexta vitória consecutiva na pista francesa, mas terá a concorrência de peso de Porsche, Peugeot, Cadillac, Vanwall, Glickenhaus e Ferrari, que retorna à classe principal depois de 50 anos de ausência.
Vencedor em 2022, o trio formado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa permanece dividindo o comando do Toyota #8, enquanto dois brasileiros já foram confirmados nos hipercarros. Pipo Derani pilota o Cadillac #311 junto a Alexander Sims e Jack Aitken, enquanto Felipe Nasr ocupa o Porsche #75 ao lado de dois companheiros ainda não anunciados.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A Ferrari, de volta ao esporte após 50 anos, colocará dois carros na pista: Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen revezam o #50, enquanto Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi dividem o #51.
Na classe LMP2, em que todos correm com um Oreca 07 Gibson, 24 carros estarão disputando a vitória. Na edição de 2022, a Jota levou a melhor com Roberto González, António Félix da Costa e Will Stevens, mas o trio não estará presente na disputa da classe este ano — o português e o britânico foram 'promovidos' para os hipercarros e correrão com o #38.
Assim, a equipe escalou David Heinemeier Hansson, Oliver Rasmussen e Pietro Fittipaldi, também reserva da Haas na Fórmula 1, para o comando do carro #28. Apenas mais um brasileiro disputa a LMP2, com André Negrão na Alpine #35 — ainda sem companheiros de equipe oficialmente anunciados.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Por fim, a LMGTE Am terá 21 carros em sua composição, com destaque para o vencedor de 2022, Ben Keating — que triunfou ao lado de Henrique Chaves e Marco Sorensen, ambos fora da disputa deste ano. Assim, o americano alinha seu Corvette #33 junto a Nico Varrone e Nicky Catsburg em 2023.
O 'Innovative Car' deste ano será um Chevrolet Camaro ZL1, trabalhado pela Hendrick e estreante nas 24 Horas de Le Mans. O protótipo é uma versão modificada do carro Next Gen da Nascar, que competiu na temporada 2022 da categoria.
O carro, apesar de não concorrer à classificação oficial, terá três pilotos de peso: Jenson Button, campeão mundial de Fórmula 1 em 2009, Mike Rockenfeller, vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2010, e Jimmie Johnson, heptacampeão da Nascar.
A disputa das 24 Horas de Le Mans está marcada para acontecer entre os dias 10 e 11 de junho, marcando a quarta etapa do Mundial de Endurance da FIA, o WEC. A abertura oficial está agendada para o dia 17 de março, com a realização das 1.000 Milhas de Sebring.